domingo, 2 de março de 2014

RETORNO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS DEBATE INFORMAÇÕES DO EXECUTIVO

O mesmo ambiente deixado em 2013 voltou a se instalar no Poder Legislativo neste início de ano: tranquilidade. Com exceção da vereadora Maria do Socorro Lima (Corrinha - PT), que está de licença maternidade, os 10 vereadores se reuniram para discutir questões voltadas ao serviço público local, motivo de interações na tribuna.

O Presidente Raimundo Cícero da Silva (Mundinho - PTB) abriu os trabalhos justificando a ausência da colega Corrinha e desejou aos demais pares um bom trabalho em 2014, e como mote da Sessão, lançou:

"Uma informação que consideramos de extrema importância para o município foi a confirmação de que o Poder Executivo foi contemplado com o KIT CIDADANIA, numa parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, um instrumento que vai beneficiar diretamente o Conselho Tutelar com AUTOMÓVEL – CINCO COMPUTADORES – UMA IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL – UM REFRIGERADOR E UM BEBEDOURO. Com os equipamentos que brevemente estarão chegando em  orteiras certamente o município vai aperfeiçoar suas ações de cidadania e apoio à infância, adolescência e a sociedade, de um modo geral", acrescentou o presidente.



REQUERIMENTO APROVADO POR UNANIMIDADE

O vereador Raimiundo Cícero protocolou um Requerimento pedindo a Instalação de Redutores de Velocidade (Tartarugas) no perímetro das Escolas  Miguel Laurentino de Souza, sítio Abreus, Maria Gonçalves Dantas, sitio Sanharol e Escola Beatriz Pinheiro da Costa, sitio Muquém.


DISCURSOS
Após as palavras de Mundinho e sem haver pauta a ser votada, foram iniciados os pronunciamentos na tribuna,  começando pelo vereador José Nilton Santos Cavalcante (PV).
O parlamentar, ao cumprimentar o colegas, cobrou informações sobre os requerimentos enderaçados ao Poder Executivo em 2013, alguns deles, segundo Nilton, ainda sem retorno. Pediu ainda providências sobre a passagem molhada na estrada do sitio Vieira, em condições de difícil acesso.

MARCONDES GOMES (Pros)

Falou das inúmeras conquistas que Porteiras obteve em 2013, e elencou o projeto da Praça da Juventude como o carro chefe de sua fala. Marcondes parabenizou a Administração do prefeito Manoel Novais pela obra que já começa ser pavimentada, com a abertura dos acessos até o  local.

Falando sobre a localização (estrada para o sitio Lagoa Nova), Gomes disse que o poder público enfrentou dificuldades para locação de terreno em outras áreas, por resistência dos proprietários e sugeriu aos demais que fizessem uma pesquisa na Internet sobre a beleza da  futura obra. O vereador ainda destacou o anúncio da conquista de uma unidade móvel do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para Porteiras e avisou aos professores que a Prefeitura está realizando um levantamento da situação do quadro funcional para decidir sobre aumento salarial da categoria.

Ele finalizou seu discurso falando sobre o Kit Cidadania, já informado pelo presidente, acreditando ser esta uma das maiores aquisições para o trabalho pleno do Conselho Tutelar.

ROBERTO ANTÔNIO DE LIMA (Beto Marrocos - PTB)
Parabenizou sua irmã e vereadora Corrinha pelo parto recente e elogiou o prefeito Manoel Novais pelas últimas conquistas destacadas. Suscinto, Beto parabenizou ainda o Conselho Tutelar, que ali estava representado pelo conselheiro Juvenal Elton, pela notícia do Kit Cidadania.

TAILSON FERNANDES GOMES (PT)
O petista se autocongratulou, ao citar a colega Corrinha, dizendo de sua felicidade em ter se tornado pai recentemente. O vereador comentou sobre o evento do IDACE (dia 28) e agradeceu ao presidente Mundinho pelo convite feito.
Fiscalizador, Tailson reconheceu a importâsncia da Praça da Juventude, mas criticou sua localização, que, para ele, está fora do limite da área urbana do municipio.


MARCONDES XAVIER DE SOUZA (Pros)
Xavier discordou de Tailson, afirmando que, pelos seus conhecimentos, a Praça da Juventude estará dentro do limite urbano, quando for construída. Ele comemorou o anúncio da ambulância do Samu, comentando as dificuldades de quem reside na zona rural em se deslocar para outros centros e finalizou com um depoimento surpreendente, falando sobre o projeto de abastecimento d'água de sua comunidade, o Vieira, que já foi contemplado pelo Água Para Todos. 

O Assessor Jurídico Francisco Eldo Souza falou rapidamente sobre o processo de reformulação da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, informando que os estudos já estão sendo realizados para posteriormente iniciar-se a fase de discussões. 

Quem também usou da palavra foi o conselheiro tutelar Juvenal Elton. O jovem orador agradeceu o apoio da Câmara e da Prefeitura e disse que o Conselho Tutelar só tomou conhecimento da existência d Kit Cidadania, através da participação em eventos regionais, onde se estabelece outros contatos e experiências em outros ambientes. Elton parabenizou Tailson, Corrinha e Cleudo Bento pela chegada de novos membros nestas famílias.


O presidente Raimiundo Cícero da Silva finalizou a Sessão do dia comunicando a construção de um posto de Saúde na comunidade de Baixio do Fumo, dizendo que soube da citada obra por meio de terceiros e nunca de maneira oficial. O vereador lamentou por ser representante da região e não haver sido oficialmente participado.

Fonte: Parlamento Porteiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário