quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

COM APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA, GRUPO DE REISADO DO PONTAL DA SERRA É REATIVADO EM BREJO SANTO


Em uma ação de incentivo à cultura popular, por meio da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo destinou recursos para o resgate e reativação do Grupo de Reisado do Pontal da Serra, localizado na zona rural do município.

O grupo realizou sua primeira apresentação após o resgate no dia 20 de dezembro, durante o evento de Diplomação das Mestras e Mestres da Cultura, no Cineteatro Municipal Professor Júlio Macedo Costa. A retomada dessa importante manifestação cultural foi possível graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), programa do governo federal voltado ao fomento à cultura.

A história do Reisado do Pontal da Serra

O Reisado, uma expressão cultural que une música, dança e teatro, marcou a história da zona rural de Brejo Santo por mais de 50 anos. Surgiu na década de 1960, no sítio Pontal da Serra, sob a liderança de Raimundinho Cajueiro, que comandou o grupo por 10 anos. Em seguida, o mestre João Cardoso Ferreira assumiu a liderança, mantendo viva a tradição.

Com o passar dos anos, o Reisado enfrentou períodos de inatividade. Em 2005, a Professora Francisca Maria do Nascimento, carinhosamente conhecida como Mocinha, realizou um importante esforço para reativar o grupo, promovendo apresentações que resgataram a cultura local. Contudo, após o falecimento da professora, a tradição voltou a ficar interrompida até ser revitalizada pela iniciativa da Seculte.


Um novo capítulo para a cultura

A apresentação no Cineteatro Municipal representa o início de um novo ciclo para o Reisado do Pontal da Serra. O objetivo é que o grupo continue realizando apresentações e inspirando novas gerações, garantindo que a tradição permaneça viva e fortalecida em Brejo Santo e na região.

De acordo com o secretário de Cultura, David Junior, “esta ação simboliza a valorização das nossas tradições e o resgate das nossas manifestações para que elas permaneçam vivas e presentes em nossa sociedade, sendo levadas adiante pela atual e pelas futuras gerações”.  

*Ascom SECULTEBS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário