quarta-feira, 22 de outubro de 2025

AO LADO DE TASSO, CIRO SE FILIA AO PSDB COM MISSÃO DE UNIR OPOSIÇÃO NO CEARÁ


Ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes oficializou, nesta quarta-feira (22), sua filiação ao PSDB durante evento realizado em Fortaleza. Ele chega à legenda com a expectativa de ser candidato nas eleições de 2026, ou à Presidência da República, ou a governador do Ceará.

Tasso Jereissati, ex-governador e líder tucano histórico no Estado, foi quem tratou com Ferreira Gomes sobre seu retorno ao partido. Ao chegar acompanhado de Ciro, o “Galeguinho” afirmou que o aliado assumirá a presidência do PSDB Ceará. Ciro discursou para o público e falou do desafio de discutir as políticas nacional e estadual. “Morro pelo Brasil e mato pelo Ceará”, disse o ex-ministro.

“Não será com radicalismos, sectarismos, estimulando o ódio, a desavença entre as pessoas que repartem famílias e destroem amizades. O Brasil precisa construir um grande caminho de reconciliação”, afirmou.

Para o Ceará, o ex-governador defendeu que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (que se filiará ao União Brasil) é o nome “mais preparado” da oposição para a disputa pelo Governo do Estado.


O ato reuniu lideranças de partidos da oposição ao governo Elmano de Freitas, incluindo nomes com quem Ciro já teve desavenças. O deputado federal André Fernandes (PL) foi cumprimentado pelo novo tucano em seu discurso. Ciro também saudou o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil). Eles vêm defendendo uma coligação única, em conjunto, entre as legendas que fazem oposição ao governador Elmano de Freitas (PT). Representantes de siglas menores, como o Agir, o Avante e a Democracia Cristã, também estiveram presentes.

Segundo Ciro, é preciso trazer o espírito público “ao centro do caminhar político”. Ele ressaltou que, “apesar das diferenças”, o grupo precisa estar unido para o pleito do próximo ano.

Fonte: OpiniãoCe


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

CÂMARA MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ PELOS 30 ANOS DE SACERDÓCIO!


A Sessão Ordinária do dia 10/10/2025 da Câmara Municipal de Porteiras prestou homenagem ao Padre José Sampaio Alves, pároco porteirense,  (recebido de forma especial pelos vereadores e visitantes) que chega aos 30 anos de sacerdócio, todos eles em território municipal. O reverendo foi agraciado com Moção de Congratulação, indicada pelo vereador Dernival Alves de Lima (Dé do Simão), além de receber das mãos do presidente Marcondes Gomes de Lima o Título de Cidadão, que lhe foi conferido em 1998, agora em forma de moldura.

O presidente Marcondes Gomes de Lima ainda leu e despachou para as comissões da casa, em primeiro expediente, o Projeto de Lei do Executivo, n° 379/2025, que Estima Receita e Fixa Despesa do Município de Porteiras, Estado do Ceará, para o exercício de 2026. Em plenário, ainda foi votado e aprovado por unanimidade outro projeto de lei do Executivo, n° 380/2025, que Altera a Lei Municipal n° 710, de 26 de novembro de 2024, com as alterações trazidas pela Lei Municipal 371, de 29 de maio de 2025.

Em suas palavras, Marcondes Gomes fez um longo relato sobre a trajetória do padre José, desde sua chegada, em 1995, destacando sua contribuição para com a religiosidade e transformação social porteirense, parabenizando-o pela logenvidade de convivência com a nossa população.

Usaram aainda a tribuna os parlamentares Francisco Antônio de Lima (Dr. Tico de Tonha), Sebastião Vicente Neto (Cleudo Bento), Maria do Socorro Lima (Corrinha de Joceu), Raimundo Nogueira Lima (Ranilson Marrocos), Jocickely Leite Pinto (Dra. Kelly), Silvana Roberta Figueiredo Sampaio, José Nilton Santos Cavalcante (Nilton de Itamar), Marcondes Xavier de Souza, Marcondes Gomes de Lima.

Outros participantes de notável atuação frente às obras da Igreja também deixaram seus testemunhos no parlatório, a exemplo de Eliana Alberto (ex-secretária de Educação), Celso Bernado, professora Gelí Neto, e Juvenval Elton (Eltim). 

PADRE JOSÉ SAMPAIO



O reverendíssimo padre José,  homenageado do dia, cumprimentou a todos os vereadores e componentes da mesa de forma nominal, externando a sua alegria de ser um exímio porteirense, pela sua história e pelo Título de Cidadão já concedido por esta casa. Falou um pouco sobre sua trajetória enquanto sacerdote e sua identificação com Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de nosso município, ressaltando também o trabalho social das freiras que os antecederam na paróquia. 

Acreditando que sua trajetória em Porteiras se confunde com sua própria história como sacerdote, Padre José Sampaio agradeceu pelas palavras e pelo ato de homenagem a ele concedido e descreveu como sendo o sentido do sacerdote, cuidar do seu povo. Externou gratidão também pela forma como sempre foi tratado em Porteiras e concluiu sua fala fazendo o convite para a missa em ação de graças pelos 30 anos de sua ordenação, no próximo dia 17/10, esta que contará com a presença de três bispos, padres e diáconos da nossa região.

Encerrou pedindo bênçãos a todos pela intercessão da Padroeira de Porteiras.