segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

CIRO GOMES CONFIRMA QUE SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO DO CEARÁ


Ciro Gomes (PSDB) confirmou que será candidato ao Governo do Ceará nas eleições de 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29), durante uma reunião realizada no escritório do deputado federal Danilo Forte (União Brasil), em Fortaleza.

Durante o encontro, Danilo Forte elogiou a trajetória política de Ciro e afirmou que o momento é de construção de uma alternativa para o estado. Segundo o parlamentar, o Ceará enfrenta desafios que exigem união de forças e um novo projeto político para os próximos anos.

Ciro afirmou que a reunião teve como objetivo fazer um diagnóstico da atual situação do Ceará, citando preocupações como violência, problemas na saúde pública e a desmoralização das instituições. Ele destacou que acredita na capacidade do povo cearense para promover mudanças, apesar do cenário que classificou como difícil.

Após dez anos no PDT, Ciro retornou ao PSDB, partido pelo qual foi governador do Ceará em 1990. 0 ex-ministro também tem se aproximado de antigos adversários políticos, com o objetivo de formar uma frente de oposição ao PT no estado, incluindo nomes como André Fernandes (PL) e Capitão Wagner (União Brasil).

Fonte: O POVO


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

CARIRI É ESCOLHIDO PARA PROJETO PILOTO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Fotos: Camila Mouta e Yugo Nunes

No último final de semana, o Cariri recebeu a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para receber, oficialmente, a implementação do projeto político-pedagógico Afrobarroco. A iniciativa, que é um programa-piloto, está dentro da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), criada em 2024 pelo Ministro da Educação, Camilo Santana.

Por que o Cariri?

A secretária da SECADI, Zara Figueiredo, que esteve presente na programação de lançamento do projeto Afrobarroco, explicou que a escolha do Cariri para receber o piloto do programa aconteceu a partir de uma agenda que o MEC cumpriu na região em 2024. “Quando estivemos aqui, fomos convidados a pensar em como lidar ou enfrentar a desigualdade no Cariri, voltando este olhar para a população quilombola e indígena. Estes grupos nos fizeram esta provocação e, como já estávamos maturando este programa [Afrobarroco] dentro do Ministério, entendemos que o Cariri seria um bom lugar para começar, de fato. Além disso, aqui já temos parcerias com a Universidade Federal do Cariri, com os Institutos Federais, com o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), e com o território. Não dá para fazer política de educação para as relações étnico-raciais sem conversar com o território”, destaca.

De acordo com a secretária, é importante que este projeto esteja sendo implementado ainda no final de 2025. “Começando agora, vamos ter um desenho de implementação pronto para o próximo período, o próximo ano letivo. Assim, já podemos efetivamente começar os trabalhos na interação com as instituições de ensino e com o território representado aqui pelo GRUNEC e Terreiro das Pretas”, explica.

Fotos: Camila Mouta e Yugo Nunes

Grupos de Estudo: estratégias para o enfrentamento de desafios no Sistema Educacional

Os Grupos de Trabalho foram realizados como ação subsequente ao lançamento do Projeto Afrobarroco, com o objetivo de apresentar estratégias e soluções para desafios do campo educacional, como o analfabetismo, a educação quilombola e climática, além das questões que atravessam a infância de crianças negras. “Cada um desses GTs está pensando, debatendo e apresentando propostas de implementação para esses eixos”, explica Zara Figueiredo.

Os desenhos de implementação apontam soluções práticas que podem ser incorporadas à educação no Cariri. Ao tratar do eixo do alfabetismo, por exemplo, a secretária destaca: “a educação, sobretudo a de adultos, precisa ir até o indivíduo, e não o contrário”. Nesse sentido, ela aponta a educação popular como uma das ferramentas possíveis para fortalecer a alfabetização de adultos e idosos.

SECADI: o desmembramento e o processo de retomada

As ações são realizadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O órgão foi extinto durante a reforma administrativa de 2019 e retomou suas atividades apenas em 2023. Com a reativação, Zara Figueiredo assumiu o cargo de secretária.

A SECADI tem como objetivo contribuir para uma educação inclusiva em todo o país, valorizando a diversidade e promovendo caminhos para a superação das desigualdades educacionais. Desde seu retorno, a Secretaria vem desenvolvendo importantes iniciativas, entre elas a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ); o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA); e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI).

Assessoria de Imprensa Letícia Holanda e Renata Linard








quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

PREFEITO ALBOINO NETO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA SINALIZE E PORTEIRAS SERÁ BENEFICIADA COM 10 MIL METROS QUADRADOS DE ASFALTAMENTO


 O prefeito Alboino Neto (PSB) esteve no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta última terça-feira (16), participando do lançamento do Programa Sinalize, uma importante iniciativa do Governo do Estado do Ceará voltada para o fortalecimento da infraestrutura urbana e da segurança viária nos municípios cearenses.

Na ocasião, o município de Porteiras foi contemplado com 10 mil metros quadrados de asfaltamento, um investimento que representa mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população. A ação contribui diretamente para a melhoria das vias urbanas, facilitando o deslocamento de veículos e pedestres e promovendo uma cidade mais organizada e acessível.

O Programa Sinalize tem como objetivo apoiar os municípios na pavimentação e na implantação de sinalização adequada, reforçando o cuidado com as cidades e com as pessoas que nelas vivem.

Com mais esse avanço, Porteiras segue avançando com responsabilidade e planejamento, investindo em infraestrutura e no bem-estar da população.

Fonte: ASCOM