sexta-feira, 21 de novembro de 2025

INDUSTRIÁRIO DE 32 ANOS MORRE EM ACIDENTE NA CE-397, EM PORTEIRAS

Um acidente de trânsito resultou na morte do industriário Felipe Araújo Targino, de 32 anos, na manhã desta sexta-feira (21), em Porteiras. A colisão ocorreu por volta das 7h, na CE-397, nas proximidades do Sítio Areia Branca, zona rural do município.

Felipe pilotava uma motocicleta quando atingiu a traseira de um caminhão que trafegava pela rodovia estadual. Ele havia acabado de sair do turno na fábrica de calçados Dilly Sports, localizada em Brejo Santo, e seguia para sua residência no Sítio Cancelas, em Porteiras.

Além de atuar na indústria, Felipe também trabalhava como atendente no Fórum de Porteiras. O impacto da colisão provocou politraumatismos, causando sua morte ainda no local.

Fonte: Cariri Metropolitano


terça-feira, 18 de novembro de 2025

SILVÂNIA AQUINO E BERG RABELO ASSINAM CONTRATO COM ESCRITÓRIO DE WESLEY SAFADÃO


Agora é oficial. Os cantores Berg Rabelo e a Silvânia Aquino assinaram, na noite desta segunda-feira (17), contrato com o escritório Camarote Shows. Os dois são ex-vocalistas da banda Calcinha Preta.

À tarde, a dupla esteve na casa de Taty Girl conversando sobre o contrato. Nesta noite, os artistas estiveram com Wesley Safadão assinando o documento na sede da empresa em Fortaleza (CE).

A dupla levará uma nova banda de forró ao mercado, intitulada Duas Paixões. Em breve, deve começar a ser divulgada agenda de shows.

Fonte: Diário do Nordeste


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

SESC INAUGURA EM BREJO SANTO O MUSEU ORGÂNICO CASA DO MESTRE GRACIANO, MOZINHO DOS BONECOS, NA PRÓXIMA QUINTA (13)


O Sesc Ceará inaugura, no dia 13 de novembro, o Museu Orgânico do Mestre Mozinho, em Brejo Santo, no Cariri cearense. O espaço homenageia o artista popular Francisco Graciano Cardoso, conhecido como Mozinho dos Bonecos, e celebra sua trajetória marcada pela transformação da madeira em arte, poesia e emoção.

Reconhecido por suas esculturas e pinturas que retratam a força da natureza e a identidade do povo caririense, Mozinho é uma das principais referências da cultura popular da região. Suas obras se destacam pelas cores vibrantes e pelo olhar sensível sobre o cotidiano e as tradições do sertão.

A inauguração será realizada às 11h, no Sítio Pocinhos, próximo à Capela Mãe Rainha, em Brejo Santo. O espaço propõe uma experiência imersiva, conectando arte, memória e território.

Fonte; Blog do Farias jr


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

CARIRI DEVE ENFRENTAR CALOR DE ATÉ 39°C E BAIXA UMIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS, APONTA FUNCEME


O tempo deve permanecer estável no Cariri entre esta segunda (10) e quarta-feira (12), conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A região deve registrar temperaturas máximas variando entre 35°C e 39°C, com mínimas de 18°C a 20°C nas áreas de serra.

De acordo com a Funceme, não há previsão de chuva para o interior do Ceará durante o período. A presença de uma frente estacionária sobre a Bahia não deve influenciar o clima no estado.

A umidade relativa do ar deve atingir valores mínimos entre 20% e 30%, o que indica tempo seco e exige atenção redobrada à hidratação e aos cuidados com a saúde, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Os ventos devem soprar predominantemente do Sudeste, variando para Nordeste nas tardes e noites, com rajadas de até 55 km/h em áreas mais elevadas.

Fonte: No Cariri Tem


CRATO SE PREPARA PARA VIVER MOMENTO HISTÓRICO COM A BÊNÇÃO INAUGURAL DO MONUMENTO DE N. SRA. DE FÁTIMA NO DIA 13


O município do Crato está em contagem regressiva para um dos momentos mais marcantes de sua história: a Bênção Inaugural do maior monumento de Nossa Senhora de Fátima do mundo, que acontece na próxima quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 17h, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

A cerimônia promete reunir mais de 35 mil pessoas em uma grande manifestação de fé, cultura e devoção, consolidando o Crato como um importante destino religioso do país.

Para garantir a tranquilidade, a segurança e o conforto dos fiéis e visitantes, a Prefeitura do Crato montou uma ampla operação integrada, com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, além do apoio das forças estaduais de segurança.

Segurança reforçada

A Secretaria Municipal de Segurança Pública mobilizou cerca de 150 profissionais, entre agentes da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), da Cavalaria da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Segundo o secretário executivo da pasta, Werisleik Pontes, o planejamento foi elaborado "de forma estratégica e responsável, garantindo segurança antes, durante e após o evento. Nossa missão é proporcionar aos visitantes e fiéis um ambiente de paz e fé", destacou.

Trânsito e mobilidade

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) definiu mudanças temporárias para facilitar o deslocamento e o acesso ao local da celebração.

O acesso de pedestres e veículos particulares será pela Rua Kaloré, em sentido único, com retorno pela Rua Balduíno Bezerra.

As vias próximas ao monumento estarão disponíveis para estacionamento, além dos estacionamentos gratuitos no bairro Mirandão e nas imediações do santuário.

A Avenida Dom Vicente Araújo Matos será destinada exclusivamente aos ônibus de caravanas e ao transporte gratuito da Via Metro, com ponto de embarque e desembarque na rotatória do Estádio Mirandão.

Passageiros que utilizarem aplicativos de transporte devem indicar o Estádio Mirandão como destino e seguir até o evento por meio do ônibus gratuito oferecido pela Via Metro.

Equipes do DEMUTRAN estarão distribuídas por todo o percurso, orientando motoristas e pedestres para garantir fluidez e segurança no tráfego.

Saúde e bem-estar

A Secretaria Municipal de Saúde atuará com três equipes médicas no local, das 8h à meia-noite, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar administrativo. O Posto Médico funcionará na Escola José do Vale, em frente ao monumento.

O evento contará ainda com duas ambulâncias uma do SAMU e outra da própria Secretaria de Saúde  e com o trabalho da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, responsável pelo monitoramento e pela segurança alimentar e sanitária dos participantes.

Serviços públicos e limpeza

Para manter o espaço limpo e acolhedor, a Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 20 garis, que atuarão antes, durante e após o evento.

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudança Climática contará com 10 agentes recicladores responsáveis pela coleta seletiva. A Coordenação de Controle Urbano ficará responsável pelo credenciamento e acompanhamento dos permissionários autorizados a comercializar produtos no local.

Acolhimento e turismo

A Secretaria de Turismo realizará o receptivo das caravanas e demais participantes, bem como a distribuição do Kit do Romeiro.

Em parceria com o Observatório do Turismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), serão coletados dados e percepções dos visitantes, visando o desenvolvimento sustentável da área e o fortalecimento do turismo religioso no município.

A equipe do Conselho Tutelar, da Assistência Social e Cidadania e dos Direitos Humanos estarão também de plantão durante a programação, na Escola José do Vale.

Programação oficial

A celebração começa às 17h, com a chegada da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima.

Às 18h, será rezado o Terço Mariano, na Capela das Aparições, seguido, às 19h, da Santa Missa presidida por Dom Magnus Henrique, bispo diocesano do Crato, e da bênção inaugural do monumento.

Encerrando a noite, o público poderá acompanhar apresentações da Irmã Kelly Patrícia e do Padre Fábio de Melo, em um grande momento de fé e celebração.

Realização

O evento é uma realização da Prefeitura do Crato e da Diocese de Crato, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Santuário de Fátima (Portugal), Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal do Crato.

Fonte: Blog do Flávio Pinto








terça-feira, 4 de novembro de 2025

IBGE DIVULGA PELA PRIMEIRA VEZ OS NOMES E SOBRENOMES MAIS POPULARES DO BRASIL


O sobrenome Silva é o mais popular no Ceará e em Fortaleza, assim como em todo o Brasil, apontou levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgado nesta terça-feira (4), com dados do Censo Demográfico de 2022 sobre os nomes no País.

Essa é a primeira vez que o IBGE disponibiliza o ranking dos sobrenomes mais comuns entre os brasileiros. Após Silva, Sousa e Santos surgem na 2ª e 3ª colocação, respectivamente, na lista dos sobrenomes cearenses. 

Ao todo, 1.692.868 pessoas no Ceará possuem Silva como sobrenome, número que equivale a 19,25% da população. No Brasil, os registros são ainda mais expressivos, com 34.030.104 registrados com este sobrenome, o que significa a presença na identificação de 16,76% da população.