sexta-feira, 14 de junho de 2019

PORTEIRAS TEM DIA DE CAMPO PELA RETOMADA DO ALGODÃO

Um dia de campo em que o produto que já foi chamado de ‘ouro branco’ no auge dos anos 80 justificou a grande concorrência de visitadores. No sítio Coxos, o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso e convidados foram recebidos pelos produtores José Penha, Ivan Lima e Zuca Dantas, anfitriões do dia, para constatarem os resultados dos investimentos feitos nas plantações de Algodão, seguindo a manhã da quinta-feira (13) com roda de conversa e troca de experiência entre segmentos governamentais, empresariais e trabalhadores comuns, ávidos por uma nova fonte de renda que se inicia no município.

Nas propriedades visitadas, os representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão fundamental na retomada da cultura de produção, apresentaram, junto ao prefeito e à secretária municipal de Agricultura, Edna Cleide da Silva, os plantios aos demais setores presentes, especialmente Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), empresas convidadas de Porteiras e de cidades como Barbalha, Jardim, Brejo Santo, Milagres e São José do Belmonte-PE, além do acompanhamento técnico da Ematerce, parceria do município no desenvolvimento rural.

Quem também teve participação nas discussões foi o Banco do Nordeste, através do gerente de negócios, o porteirense Cláudio Marculino, reafirmando o apoio no financiamento ao projeto para 2020, e a empresa que já garantiu a compra da produção, a Santana Têxtil que, no final do evento, reuniu-se com os produtores para detalhar os passos da negociação.

Nas falas do dia, as felicitações da secretária Edna Cleide a todos os participantes, a recepção do prefeito Fábio Pinheiro, sempre demonstrando confiança nas ações lançadas pelo bem da produção, além da abordagem técnica feita pelo professor Gildo Pereira e Fábio Aquino, ambos da Embrapa, apontando as vantagens e responsabilidades que o produtor precisa assumir ao abraçar a cultura algodoeira.

O vereador brejossantense Arnou Pinheiro fez colocações sobre a importância de o Cariri aderir à iniciativa, ressaltando o pioneirismo porteirense, palavras que foram reforçadas por José Dias Filho (Eudim da Ematerce), vibrante ao confessar que de todos os municípios em que atua na região, Porteiras é o que demonstra melhor organização agrícola, devido ao gestor que possui e sua equipe de gestão.

Há um consenso de que foi apenas um primeiro momento, um dia em que foi possível reunir toda a cadeia produtiva, órgãos e empresas de assistência técnica, de fiscalização, comerciantes, empresários, produtores que enxergam uma nova oportunidade de negócios, geração de trabalho e renda.


Outras presenças registradas
Vereadores de Porteiras, Raimundo Nogueira Lima (presidente da Câmara), Marcondes Xavier de Souza, Erivaldo Ferreira Miranda, Sebastião Vicente Neto, Marcondes Gomes de Lima, Joceu Silva Medeiros e Dernival Alves de Lima. Empresário Marcos Alves Landim, empresas do setor Cariri Adubos, Casa do Agricultor, Pompilio Agrícola, Agromil e Agrotudo.

Fonte: Click Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário