terça-feira, 22 de outubro de 2019

VACINA: CEARÁ JÁ IMUNIZOU MAIS DE 110 MIL CRIANÇAS CONTRA O SARAMPO.

No Ceará, já foram aplicadas 116. 867 mil doses da vacina contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Esse é o público alvo da primeira etapa, que começou dia 7 de outubro e segue até sexta-feira, dia 25. Ana Rita Cardoso, coordenadora de imunizações do Ceará pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), explica que essa campanha é seletiva e “tem o objetivo de resgatar crianças não vacinadas”.


“As crianças menores de 5 anos apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos por sarampo”, reforça Rita. De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019.

Neste ano, até 5 de outubro, foram notificados 177 casos da doença no Ceará. Destes, 124 descartados, cinco casos importados confirmados e 48 em investigação. A recomendação do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal de 95% do público alvo. Nesta primeira etapa, foram vacinadas 116 mil crianças. A assessoria não informou se a meta já foi batida. O POVO Online aguarda informações sobre essa quantidade na faixa de ate 5 anos. A segunda fase é voltada para pessoas de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Ela vai de 18 a 30 de novembro.

Fonte:  Blog do Farias Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário