terça-feira, 26 de junho de 2012

CEARÁ É O 2º DO NORDESTE EM GASTOS COM ACIDENTES DE MOTOS

O aumento dos custos é uma conscequencia das internações que passaram de 1.809 para 5.129 vítimas no mesmo período. O número de mortes por esse tipo de acidente também cresceu. Foram 533, em 2008, e 701, em 2010. No Brasil, o gasto com atendimento s a motociclistas em 2011 foi 113% maior do que em 2008, passando de R$ 45 milhões para R$ 96 milhões.

Já o número de internações subiu de 399.480 para 77.113 no mesmo período.
Outro número que aumentou foi o de mortes: 21%. Em 2008, foram 8.898 óbtos, e em 2010, 10.825. Na região Nordeste, o maior aumento nos gastos foi em Pernambuco, com 1.286%, seguido de 157% no Rio Grande do Norte e 11% em Sergipe.

Para o Secretário de Saúde do Estado Arruda Bastos, o aumento dos números não é um problema apenas do ceará, mas de todo Brasil. " Investir em campanhas de educação é fundamental para a diminuição de internações e mortes causadas por motocicletas, mas nem todos os municípios trabalham com rigidez nesse ponto". Acrescenta Bastos. De acordo com o Secretário, o custo com pacientes acidentados com motocicleas é um dos mais autos, tendo em vista o tempo que precisam passar internados, além da nescessidade de medicamentos caros e cirurgias complexas, devido as sequelas e traumatismos causados por esse tipo de acidentes.

" O trabalho de conscientização no Transito, é da sociedade civil, das entidades educacionais e de orgãos de segurança. Porém, trabalho nenhum adianta se a população insistir em bebidas alcoólicas e no não uso de capacete", afirma. Para isso, Arruda Bastos declara que a fiscalização deve ser rígida não apenas na capital mas tambem nos municípios.

PERIGO - Entre os anos  de 2005 e 2012, houve um acréscimo de 500 mil motos nas ruas de Fortaleza, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ciente do crescimento, o orgão tem procurado desenvolver campanhas  específicas de educação, advertindo que esse meio de transporte requer cuidado e atenção dobrados. Também alertar sobre o uso do capacete e o perigo de ultrapassagens e ingestão de bebidas alcoólicas. Semanalmente, o Detran registra cerca de 300 pessoas flagradas conduzindo motos sem habilitação.

Com o objetivo de trabalhar as questões preventidas relacionadas ao tráfego de veículos, o Detran beneficiou 25 milcrianas com ações de Escola de Educação para o Transito. De acordo com o órgão, a indisciplina no Trânsito é uma questão cultural, e a conscientização deve começar desde cedo.

FONTE: Welingtonlandim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário