sábado, 5 de abril de 2014

ATOR CEARENSE JOSÉ WILKER MORRE AOS 66 ANOS


O ator cearense José Wilker morreu aos 66 anos, no Rio de Janeiro. Primeiras informações dão conta de que ele teria tido um enfarto fulminante, em casa, na zona Sul carioca. O ator, diretor, narrador, apresentar e crítico de cinema brasileiro, deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker.
José Wilker nasceu em Juazeiro do Norte, em 20 de agosto de 1946, onde atuou como radialista no interior do Ceará. Ainda criança, mudou-se para Recife. A mãe era dona de casa e o pai caixeiro viajante.
Trabalhos
Sua estreia profissional foi em 1962, com o espetáculo “O novo sol”. Em 1967, Wilker foi para o Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro. “Amor à Vida” foi a última novela com participação de José Wilker, em 2013.
Em 2012, ele esteve no remake de “Gabriela”, baseado no livro “Gabriela Cravo e Canela”,  de Jorge Amado. Wilker interpretou o coronel Jesuíno, que matou a esposa e o amante a tiros após descobrir a traição. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.
A presidente Dilma Rousseff se pronunciou em sua página no Facebook. Segundo disse, a morte prematura de José Wilker não irá apenas privar o Brasil de um grande ator. “Sem ele, a teledramaturgia brasileira, ambiente onde reinou por mais de quarenta anos, terá de aprender a viver sem a rara sensibilidade e humor elegante que caracterizavam tão bem a forma de atuar de José Wilker”, publicou.
A Rede Globo também lamentou a morte do ator. “Deixamos aqui nosso carinho e admiração por um dos maiores artistas da televisão brasileira. José Wilker foi um grande ator, diretor e crítico apaixonado por cinema. Ele se foi, mas seu legado e seu talento estarão para sempre em nossos corações.

 Conheça toda a carreira de José Wilker. AQUI

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário