segunda-feira, 14 de abril de 2014

CARETAS DA CIDADE DE JARDIM PRESERVAM TRADIÇÃO CULTURAL


 Os caretas estão nas ruas, percorrem os espaços, cumprindo uma tradição que se repete desde há séculos numa das cidades mais antigas do Cariri. Um dos mais tradicionais festejos da Semana Santa na região, começa no próximo dia 17, em Jardim, mas desde cedo os brincantes se preparam. Nas oficinas, as crianças e adolescentes aprendem a confeccionar as máscaras e preservar uma tradição. A festa terá continuidade até o domingo, às 16 horas, quando acontece a passeata com o Judas, após percorrer várias ruas da cidade. Na sexta-feira, haverá o hasteamento do mastro e passeata do Judas.
A tradição dos caretas é tão forte e abrangente em Jardim, que foi criada uma entidade para organizar e defender a cultura. A Associação Cultural dos Karetas do município foi criada em 1994. O objetivo foi poder preservar essa tradição mais fortalecida e com isso disseminar a prática na cidade. São crianças e adultos que se misturam no rito. Para brincar, os caretas precisam estar munidos com a carteira da entidade.
"Uma forma de mantermos a segurança e dar um caráter de organização maior", afirma o coordenador geral da festa, Luiz Lemos. Ele também faz parte da associação. Como forma de incentivar os brincantes, no domingo é feito concurso da melhor careta, com premiação para os participantes.
FIQUE POR DENTRO

Mastro de eucalipto marca ritual religioso
Um dos mais importantes rituais da tradição dos Caretas é a retirada do mastro de eucalipto, o chamado Paudo Judas. De acordo com Luiz Lemos, nesta ocasião é possível perceber o amor e a satisfação pela tradição, explicitamente expressados por dezenas de homens que derramam o seu suor levando aos ombros um mastro de aproximadamente 20 metros de altura com mais de duas toneladas. Quando a Semana Santa se aproxima os organizadores da festa abrigam-se no seu novo lar, na conhecida ¨Casa do Judas¨.
Mais informações:
Associação Cultural dos Karetas de Jardim
Rua Padre Miguel Coelho, 43
Centro - Jardim
Telefone (88) 3555.1352

Fonte: Diário do Nordeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário