domingo, 6 de setembro de 2015

CAMINHADA NO DISTRITO SIMÃO ALERTA PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

_____________________
Por Patrícia Mirelly, repórter especial

Uma “Caminhada pela Vida” será realizada no final da tarde da próxima quinta-feira, dia 10, no Distrito Simão. A ação integra a programação do “Setembro Amarelo”, organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - e marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O ato deve reunir profissionais da Saúde, professores e alunos da Escola José Aristarco Cardoso, representantes de Igrejas e comunidade em geral.

De acordo com a psicóloga do CRAS, Cybelli Gomes Maia, a iniciativa visa estimular à prevenção ao suicídio e também faz um alerta à população sobre os casos cometidos na região nos últimos anos. “A gente está pedindo pra região colocar na fachada da sua residência algo que represente o ‘Setembro Amarelo’, algum laço, folha amarela, para que chame atenção e haja essa mobilização, mesmo, tanto na comunidade como também do município”, destaca.

Maia também chama a atenção para os casos de depressão que, segundo ela, têm influência direta no auto-extermínio. “Sessenta por cento das pessoas suicidas apresentam histórico de algum transtorno emocional, e a depressão é a maior causa”, diz.

Em Porteiras, dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 616 pessoas, por Unidade Básica, da sede e da zona rural, fazem uso de medicação tarja preta. Para alertar a população, palestras e ações sobre o “Setembro Amarelo” serão desenvolvidas ao longo de todo o mês. “O intuito é trabalhar a saúde mental do Simão que, infelizmente, tem um grande índice de depressão”, conta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns da depressão são o mau humor, apatia, isolamento social, irritabilidade, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração, mas é possível vencê-los e enfrentá-los com exercícios físicos. Outra alternativa é procurar ajuda médica. Os Centros de Referências de Assistência Social de Porteiras dispõem de psicólogos, que são os especialistas mais indicados para esses casos.




2 comentários:

  1. Agradeço a equipe do blog por acolher a causa,que pra mim tem grande sentido.Desejo profundamente colaborar para uma melhor qualidade de vida do local(Simão).Desde já estou também aberta e disponível para outros trabalhos.Grata e parabéns pela iniciativa na divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Parabens a Minha Amiga Cybelli Pelo Trabalho .... Juntos somos mais Fortes.....
    Vamos compartilhar essa Ideia "Setembro Amarelo"

    ResponderExcluir