terça-feira, 15 de setembro de 2015

EVENTO EM PORTEIRAS DEBATE DIREITOS DA MULHER

Por Patrícia Mirelly
Repórter Especial

Entre os meses de março e setembro do ano passado, o Instituto Médico Legal (IML), de Juazeiro do Norte, registrou ocorrências contra as mulheres em 13 dos 28 municípios da região: Aurora, Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Penaforte. Dados da Central de Atendimento a Mulher do Cariri também apontam que, nos últimos dez anos, mais de 220 assassinatos de mulheres decorrente de violência doméstica foram registrados.

Para alertar sobre os casos, um evento ocorre nesta quarta-feira (16), às oito da manhã, com o tema “Violência contra a mulher e violação de direitos: Indicadores de medidas preventivas e protetivas ”, no Auditório da Ação Social, em Porteiras. A ação, denominada “Seminário de Práticas Integradas”, é uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III do Distrito Simão e CRAS I, da Rua Guilherme Couto - , e deve reunir profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, usuários dos serviços de assistência social, representantes femininas, alunos de escolas públicas e particulares, além de universitários. A atividade faz parte da “Semana da Mulher”, que começou ontem (14) pela manhã, com um “Cine Mulher e Roda Dialógica” .


Segundo a psicóloga Nara Morais, umas das coordenadoras do evento,  a programação foi idealizada como instrumento para promover a valorização da mulher no município e desenvolver ações que possam trabalhar o tema da violência de forma acessível, dialógica, reflexiva e lúdica, com os mais diversos públicos e setores sociais. “Consideramos ser fundamental a abordagem do tema por existirem no município diversos casos de violação dos direitos da mulher”, diz.

De acordo com Morais, no Distrito do Simão, ações quinzenais com quase cinquenta mulheres do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos já são colocadas em prática através do Projeto “Outras Marias”, na intenção de empoderar mulheres, mobilizando seus talentos e proporcionando autoestima e liberdade de expressão.

PREVENÇÃO

A psicóloga do CRAS, Nara Morais, explica que após a identificação dos casos de violação dos direitos da mulher, são tomadas providencias em um trabalho integrado entre as diversas Secretarias, Conselho Tutelar e Sistema judiciário. A prevenção dos casos é realizada em ações cotidianas, com reuniões das mulheres dos CRAS, nas reuniões propostas pelas Equipe de Saúde das Famílias – ESFs - , nas ações das escolas e nas intervenções dos Conselheiros. “Estamos sempre na luta, na busca para que o papel da mulher na sociedade contemporânea seja significante de conquistas, de valorização profissional, subjetiva, afetiva, estética, e não permeada por estigmas e preconceitos de uma imagem dependente e subjugada ao poder machista”, afirma.














Nenhum comentário:

Postar um comentário