domingo, 3 de setembro de 2017

PARÓQUIA DE PORTEIRAS APRESENTA PLANO DE PASTORAL

O pároco, padre José Sampaio, conduziu o momento de oração. (Foto: Patrícia Silva)
Apresentando o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), logo após o momento de oração, os representantes de pastorais, movimentos e comunidades da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, deram inicio ao encontro formativo assessorado por dom Gilberto Pastana na manhã deste sábado, dia 2 de setembro.
A formação foi sobre a organização dos conselhos nas paróquias e comunidades, compromisso assumido na última assembleia diocesana. Com relação a isso os paroquianos de Porteiras já deram passos significativos, pois além de terem o conselho formado na Matriz e nas dezenove comunidades, também concluíram o Plano de Pastoral Paroquial que está embasado nas cinco urgências da ação evangelizadora: Igreja comunidade de comunidades, Igreja em estado permanente de missão, Animação bíblica e pastoral, Iniciação a vida cristã e Igreja a serviço da vida plena.
Coordenadora do Conselho, Maria Geli. (Foto: Patrícia Silva)

 “Pensamos em realizar um plano que atendesse as cinco urgências, devido as necessidades da comunidade paroquial. Em nossas reuniões também estamos refletindo sobre a pastoral de conjunto, pois se toda a paróquia não estiver envolvida o nosso plano não será realizado”, explicou a coordenadora do conselho, Maria Geli.
Para que o Plano chegue às bases de forma efetiva, a coordenação do conselho foi dividida em cinco equipes, uma para cada urgência. As equipes realizarão ações como formação e acompanhamento dos conselhos de comunidades, visitas as comunidades e setores, formação litúrgica e bíblica, formação permanente para catequistas, ampliação de grupos catequéticos, estudo da doutrina social da igreja e elaboração de planos de ação junto aos conselhos de cada comunidade.

Dom Pastana ainda falou da necessidade de combater o individualismo, relativismo e consumismo. (Foto: Patrícia Silva)
O bispo diocesano parabenizou a estrutura do plano e considerou: “É importante todos vocês guardarem este plano não em cima do armário, mas na cabeça e no coração. O plano está muito bom”. Dom Pastana ainda ressaltou a importância da organização da comunidade e orientou os participantes à envolverem outros missionários na caminhada, pois “a missão é o jeito de ser da Igreja”.
O conselho de pastoral da paróquia de Porteiras se reúne mensalmente e conta com quarenta e seis membros.
Fonte: Diocese do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário