quinta-feira, 12 de abril de 2018

O SUCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DE PORTEIRAS!

Já se vão 08 meses desde a implantação e o novo modelo educacional de Porteiras, e o município colhe os frutos de um investimento feito na base da vida. A Escolinha Crescendo Feliz, ampliada para sediar a primeira unidade de ensino em tempo integral voltado à Educação Infantil Inclusiva (já que atende crianças com deficiências múltiplas), mostra porque valeu a pena acreditar na ideia. O modelo porteirense é pioneiro na região do Cariri.

Aqui, 186 crianças na faixa etária de 04 e 05 anos – agrupadas em 09 turmas – passam a maior parte de suas vidas, desde que o projeto foi lançado pelo Governo Municipal, em agosto de 2017, assistindo aulas de Letramento, vivenciando os Campos de Experiência, de 7h às 11h da manhã; e atividades extra-curriculares, focadas na Psicomotricidade, Arte (música/dança) e Ciranda da Leitura de 13h às 17h. Entre 11h e 13h, os alunos têm o intervalo, com almoço, brincadeiras e até repouso, em um leito providenciado com colchões, televisores, brinquedos de pelúcia e bonecas. Tudo organizado para o conforto dos pequenos.

Diretora Betijane Gonçalves (No Alto, À Direita) Revela Os Esforços Do Governo Municipal, Através Da Secretaria De Educação Para O Pleno Funcionamento Da Escola.
O corpo docente da escola conta com 11 professores nas atividades de Letramento, revezando com 09 educadores nas Atividades Extras, 10 monitores dando suporte ao trabalho coletivo, 02 educadores familiares que são responsáveis pelo acompanhamento da situação familiar, com visita às residências dos alunos, mais 03 coordenadores escolares. A direção da unidade está a cargo da professora Francisca Betijane Ferreira Gonçalves Tavares que, ao receber a nossa reportagem fez um relato preciso das mudanças de perfil comportamental, nível de aprendizado das crianças, equiparação disciplinar da clientela, que é proveniente de várias regiões da zona rural e urbana, fator que exige muito mais dedicação dos professores e da direção, algo que, segundo ela, é feito com amor integral ao fazer educacional, desde à culinária até os conteúdos trabalhados em sala.

REFORMA E AMPLIAÇÃO
Recentemente a Escolinha Crescendo Feliz passou por reforma em sua estrutura física, com a construção de mais 03 salas de aula, reordenação de espaços internos, com remoção de parte de um muro central e ampliação da cantina/refeitório e banheiros.



A primeira escola em tempo integral de Porteiras está localizada no bairro das Casas Populares.
Fonte: Click Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário