(Granjeiro-CE) |
Essas cidades estão entre as 12 menos populosas do Estado e, em todas elas, os gestores aplicaram ações preventivas antes mesmo da explosão dos casos.
Grajeiro atualmente é a cidade menos populosa do Ceará, com 4.844 habitantes. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Ceará (Sesa), o município intensificou seu trabalho preventivo há mais de dois meses. Em 16 de março teve início a implementação de barreiras sanitárias nas duas principais entradas da cidade, a exemplo de Várzea Alegre, primeira a implementar o sistema no Cariri.
A gestão também iniciou a distribuição de máscaras à população e EPIs aos profissionais de saúde, assim como outras cidades da região.
Em Granjeiro, ainda, o atendimento médico nas comunidades rurais, antes feito de porta em porta, agora está concentrado nas unidades básicas de saúde, diminuindo uma possível circulação do vírus. Mesmo sem ter casos, o hospital municipal foi reestruturado.
Já Alteaneira possui aproximadamente 7.600 habitantes e tem focado suas ações em prevenção, principalmente, através das equipes de saúde da família e das redes sociais. As barreiras sanitárias foram implantadas e estão seguindo os decretos municipal e estadual em relação à entrada de cargas.
Visitantes que possuem algum parente em Altaneira assinam um termo de responsabilidade se comprometendo a ficarem isolados por 14 dias. Outra medida foi proibir a entrada de vendedores, os chamados “crediaristas”, que viajam pelas cidades, ato comum no Interior.
O estabelecimento que receber qualquer um deles está sujeito à multa entre R$ 200 a R$ 2 mil e ter seu alvará suspenso.
Fonte: Da redação do Blog do Mateus Silva com Site Badalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário