sábado, 15 de maio de 2021

LEITURA EM FAMÍLIA - PORTEIRAS SEGUE DANDO EXEMPLO EM EDUCAÇÃO

Que a leitura abre portas e possibilita viajar pelo universo da imaginação é praticamente um consenso, mas que ela é capaz de integrar a família em torno de um projeto, minimizar os efeitos do isolamento social e equalizar as diferenças psíquicas e emocionais do ser humano, só quem apostou numa ideia assim e viu resultados é capaz de dar testemunho. Prazer! Somos 'Leitura em Família', um projeto modelo da Escolinha em Tempo Integral Crescendo Feliz, de Porteiras, a primeira unidade deste modelo de ensino infantil na região do Cariri. 

Criado em 2019, a ação começou a se destacar em sala de aula, numa roda de leitura, que contava sempre com a presença de uma mãe de aluno interagindo com os demais. Porém, a chegada da Pandemia do Novo Coronavírus impôs restrições ao contato físico, o que levou a gestão da escola a readequar para o formato remoto, com os professores fazendo as visitas agendas às famílias, levando a sacola de livros indicados para o exercício da leitura em casa. 

Com o passar dos dias, novas adaptações e ideias, até a inovação da aula gravada. Nesse formato, toda quarta-feira é sagrada para a família reunida produzir um vídeo com as leituras e socializações do conteúdo estudado. Até contação de histórias de pessoas mais idosas, compartilhado suas vivências, entra no projeto, fortalecendo ainda mais o caráter família da proposta. Concluída a gravação, todos os cuidados, revisão, opiniões, até que o video fique pronto para envio e posterior postagem nos grupos  de Whatsapp da escola.


O fato é que o projeto tem encantado os pais e professores dos 190 alunos, na faixa etária de 04 a 05 anos, matriculados na Crescendo Feliz, tanto é que, recentemente, a amostra porteirense foi destaque em uma das formações das Coordenadorias Regionais da Educação (Credes), envolvendo, além da Crede 20 (área a qual pertence o município), a Coordenadoria da região de Juazeiro do Norte. Vídeos orientados pelos professores e produzidos pelas famílias dentro dos próprios lares de Porteiras, depoimentos emocionados dos pequeninos foram exibidos, para total aprovação dos docentes da região, presentes ao encontro que ocorreu em abril deste ano.

Numa conversa com a diretora Betijane Ferreira e as professoras Ana Cecília Rodrigues e Luziana Miranda, foi possível entender a dinâmica do projeto, o nível de investimento feito pelo Governo Municipal e o apoio integral da Secretaria de Educação. Sem essa parceria, acrescentou Betijane, seria impossível desenvolver uma ação com tantos resultados assim.

Fonte: Governo Municipal de Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário