A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas de pregas vocais, que são popularmente conhecidas como cordas vocais. Para produzi-la, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o combustível para o som.
A fonoaudióloga do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica explica que com cuidados adequados é possível evitar o surgimento de problemas de saúde nas pregas vocais, ou ao menos torná-los mais facilmente identificáveis. “Como por exemplo, uma boa hidratação. Procure beber, aproximadamente, 2 litros de água por dia para manter os tecidos hidratados e garantir um bom funcionamento das pregas vocais”, conta.
Jéssica Negreiros destaca que hábitos saudáveis também fazem toda a diferença. “Busque realizar atividades físicas regularmente e tenha boas noites de sono. É muito importante manter uma alimentação saudável, evitar alimentos gordurosos e apimentados. Esses alimentos podem causar refluxos, que, por sua vez, podem causar inflamação nos tecidos da laringe. Evite também fumar e ingerir bebidas alcoólicas, afinal, esses hábitos são extremamente prejudiciais para a saúde das pregas vocais”, alerta.
A especialista pontua que as roupas também podem interferir na saúde da voz dos professores. “Escolha peças confortáveis e evite apertar a área do abdômen, da barriga ou do pescoço. Evite também gritar e forçar muito a voz. E, caso seja possível, utilize um microfone.”
Outra dica importante é evitar ingerir leite ou derivados antes do uso da voz, pois deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. “Procure também uma ajuda de um profissional para orientações de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. E, claro, se tiver alguma dúvida ou sentir um incômodo, procure ajuda médica”, enfatiza.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Assessoria ComMonike
Nenhum comentário:
Postar um comentário