segunda-feira, 1 de abril de 2024

“NÃO É NORMAL SENTIR DOR DURANTE A AMAMENTAÇÃO”, EXPLICA MÉDICO MASTOLOGISTA DO CARIRI; VEJA O QUE FAZER


No Cariri, o médico mastologista Dr. João Paulo ressalta a importância de não subestimar a dor durante a amamentação. Ele enfatiza que esse momento deve ser natural e prazeroso para a mãe e o bebê, e qualquer desconforto persistente merece atenção.

Segundo o especialista, a amamentação não é para ser dolorosa. "Não é normal doer durante a amamentação. Se não está fluindo de forma natural e prazerosa para a mãe e para o bebê, algo está errado", alerta Dr. João Paulo.

A dor no mamilo/aréola durante a amamentação é frequente entre as mães. "Existem causas que podem estar relacionadas a essa dor. A principal e mais comum delas são as fissuras, que ocorrem após uma pega inadequada do bebê, resultando em ferimentos e causando dor e desconforto", explica o especialista.

Além disso, Dr. João Paulo explica que existem outras causas de dor durante a mamada, sendo uma delas muito importante e desconhecida pelas mães, mas que pode causar muita dor: a candidíase mamária. Esta condição está relacionada a um quadro de dor durante a mamada, que pode persistir mesmo após o término da amamentação.

"Normalmente, a dor causada pela candidíase mamária é caracterizada por queimação e pontadas, podendo estar associada a outros sinais, como vermelhidão e descamação do mamilo", alerta. Muitas vezes, as mulheres não percebem a vermelhidão ou descamação e não suspeitam da candidíase; no entanto, é altamente provável que haja candidíase presente relacionada a essa queixa de dor persistente, que geralmente é unilateral. O mastologista aconselha que é importante passar por uma avaliação médica e iniciar o tratamento com antifúngicos.

Outras causas citadas pelo mastologista incluem o fenômeno de Reynaud, caracterizado por espasmos nos vasos sanguíneos do mamilo durante a sucção do bebê, e o frenulo lingual do bebê, que pode impossibilitar uma pega correta. Diante dessas possibilidades, Dr. João Paulo enfatiza a importância de buscar um especialista para identificar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado, garantindo uma experiência positiva de amamentação para mãe e filho.

Mais informações, Assessoria de Imprensa ComMonike


Nenhum comentário:

Postar um comentário