segunda-feira, 22 de abril de 2024

CONTA DE ENERGIA FICA 3,10% MAIS BARATA NO CEARÁ A PARTIR DE HOJE (22)


                                                                                (Foto: Divulgação/ Enel)

A partir de hoje (22), a tarifa média de energia elétrica fica 3,10% mais barata no Ceará. Isso porque a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última terça-feira (16), o Reajuste Tarifário Anual de 2024 da Enel Distribuição Ceará. A distribuidora atende cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios cearenses.

Para os consumidores de baixa tensão, a redução será de 3,03%, enquanto os de baixa tensão pagarão 2,10% a menos. Com isso, o efeito médio para os clientes será de redução de 2,81%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

Categorias

Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

Os fatores que mais impactaram na redução das tarifas foram os custos com aquisição e atividades relacionadas a distribuição de energia. A redução dos custos com compra de energia se deve, principalmente, pela substituição da aquisição via contratação bilateral por trâ- mites na modalidade de Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) de energia existente, com preço médio significativamente menor.

Em dez anos, é a primeira vez que a conta de energia sofre redução no Ceará. Em 2023, houve aumento médio de 3,62%.

Fonte: O Otimsta

Nenhum comentário:

Postar um comentário