quinta-feira, 7 de junho de 2012

DIA DE CORPUS CHRISTI: ENTENDA O QUE SIGNIFICA

A festa de Corpus Christi acontece sempre numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de jeseus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformaria em seu corpo e sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuusciterei no último dia. Por que a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebido. O que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come desse pão viverá eternamente". (Jo 6, 55-59). Através da Eucarístia Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

ORIGEM DA CELEBRAÇÃO- A celebração teve origem em 1243, em Líège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o ministério da Eucarístia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula  Ppal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje, são usados durante a celebração.

Compôs o hino "Lauda Sion Salvatorem" ( Louva, o Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1974. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

NO BRASIL- No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interio de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa , procissão e adoração ao Santissimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino em busca de terra prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e outra, apresentada aos fiéi para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

FONTE: Canção Nonva Notícias






Um comentário:

  1. A Eucaristia é o maior tesouro da Igreja, nossa fonte de vida! É Cristo que se dá e faz marado em nossos corações...

    #OrgulhoDeSerCatólico

    ResponderExcluir