sábado, 18 de agosto de 2012

SEU LUNGA COMPLETA 85 ANOS


Quando se fala em Joaquim dos Santos Rodrigues ninguém sabe do que se trata, porém, citado pelo apelido de seu Lunga, a imagginação atira na direção de um homem ignorante o que não é verdadeiro por se constituir num calmo cidadão. Ele não é lembrado como poeta, o comerciante, o agropecuarista, o eleitor que um dia quis ser vereador em Juazeiro do Norte ou o panegirista ( elogiador).  É que seu Lunga costuma discursar por ocasião do sepultamento de parentes dando vazão a sua emoção em despedidas fúnebres.

Nascido no dia 18 de agosto de 1927, no sítio Gravatá em Caririaçu, viveu a infância e adolescência no município de Assaré, terra do poeta Patativa do Assaré, e apartir da juventude, em Juazeiro do Norte. Seu Lunga chega aos 85 anos sem reclamar de tanto da saúde. Todo dia faz o trajeto a pé ou de bicicleta entre os cinco quarteirões que separam a residência e seu local de trabalho, uma sucataria que funciona na Rua Santa Luzia no centro da cidade.
Quinzenalmente vai até sua propriedade rural no sítio Pedrinhas situado a uma distância média de seis quilômetros em relação ao centro de Juazeiro, lá ele cria 30 cabeças de gado.

A força desse personagem folclórico é tão grande que cerca de 90% das publicações em revistas, jornais e noticiários de rádio e TV, blog e sites por ocasião do centenário de Juazeiro do Norte, o mesmo foi citado. Sendo ilustre ou não, dividiu espaços com padre Cícero, a figura mais importante do município, que ele diz ter sido. Seu Lunga tinha apenas sete anos na época da morte do sacerdote e o viu certa vez quando veio a Assaré, mas só fixou residência no município em 1948 com a família aos 21 anos de idade.
Na sua família são poucos que o chamam de Joaquim, pois o apelido veio cedo, sendo um derivado de calunga, que lhe fora dado por uma vizinha. Ele teve sete irmãos e viveu sua infância “ no meio dos matos”. Seu Lunga começou a trabalhar na roça com sete anos e admirava a criação rígida de seu pai. “ Sempre fui um filho obediente e passei isso para os meus filhos”, explicou.

CAUSOS E FRASES QUE SERIAM DE SEU LUNGA

_ Seu Lunga estava em casa com sede e manda o sobrinho trazer o leite. Daí o garoto pergunta: - no copo seu Lunga? Ele responde: Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo.

-Seu Lunga no elevador e alguém pergunta: Sobe? E ele: Não esse elevador anda de lado.

-seu lunga vai saindo da farmácia e, quando alguém pergunta: Tá, doente, Seu Lunga? E ele: Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto.

Na sucataria alguém chega e pergunta: “ esse ventilador ta funcionando?”, e indignado seu lunga responde: Como é que ele pode estar funcinando se não está ligado.

FONTE: Miséria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário