sábado, 16 de fevereiro de 2013

NOVO ANO LEGISLATIVO COMEÇA COM TRIBUNA MOVIMENTADA.



Por Luis Carlos Coutinho

A Câmara Municipal de Porteiras abriu os trabalhos em caráter ordinário nesta sexta-feira (15). Numa sessão em que houve a ausência de apenas um vereador (Tailson Gomes faltou por motivos de saúde), o parlamento municipal recebeu a visita de representantes do Conselho Tutelar, através do presidente, Adermir Vidal, Elaine Cristina e Bartira Santos.

O presidente da casa, vereador Mundinho Inácio (PTB) deu boas vindas aos conselheiros e reforçou o compromisso do Poder Legislativo em aperfeiçoar parcerias com diversos segmentos sociais, motivo pelo qual ele adiantou que a Câmara estará protocolando convites a algumas entidades de classe e órgãos públicos para apresentarem suas metas de trabalho e legítimo funcionamento na vida pública de Porteiras. Mundinho também confirmou que, em breve, a casa estará oferecendo um curso de cerimonial, oratória e etiqueta aos membros e funcionários, além dos conselheiros, atendendo a uma sugestão do primeiro-secretário, Marcondes Gomes (PSB).

Seguindo os discursos, o vereador Nilton Cavalcante (PV) pediu apoio aos colegas para aprovarem seu requerimento solicitando pavimentação em alguns trechos da estrada do sitio Frei Jorge. Unânime aprovação, com acréscimo do conterrâneo Cleudo Bento (PTB) que lembrou da mesma reinvindicação feita, ainda em campanha, ao prefeito Manoel Novais.

Marcondes Gomes falou direto da posição de 1º Secretário, após lavramento da Ata da Sessão Anterior, parabenizando a Secretaria Municipal de Educação, em especial o prefeito municipal Manoel Novais e secretária Ledian Miranda Petrônio, pela cerimônia de Abertura da Semana Pedagógica 2013, transcorrida na noite anterior. Marcondes disse que a maciça participação dos professores no evento demonstra o grande entusiasmo e confiança no trabalho da administração pública. Em sua fala, o vereador ainda reforçou o compromisso de buscar providências ao problema de algumas luminárias desativadas na cidade (tema levantado pelo colega Beto Marrocos) e fez elogios ao papel do Conselho Tutelar, entidade da qual ele já foi membro. Finalmente, o pessebista parabenizou o presidente Mundinho Inácio pela iniciativa de oferecer a capacitação vindoura, a vereadores e funcionários, sobre cerimonial e regras protocolares.

Beto Marrocos (PTB) cobrou providências sobre alguns pontos da iluminação pública da área urbana, no escuro há alguns dias. Marcondes Gomes complementou o raciocínio de Beto, dizendo que várias cobranças formais já foram dirigidas à Coelce para providenciar a solução do problema, fato que tem deixado muitos moradores insatisfeitos. Ambos concordaram em acionar a empresa no núcleo principal, em Fortaleza. Beto ainda pediu apoio aos poderes Executivo e Legislativo para estruturar melhor o Conselho Tutelar, com mais equipamentos.

Marcondes Xavier (PSB) fez um discurso ao seu estilo, falando do verdadeiro papel do vereador, suas responsabilidades com o serviço público. Ele também reforçou seu apoio ao Conselho Tutelar, informando que desde o ano passado vem conversando com o prefeito Manoel Novais, para encontrar a melhor maneira de apoiar a entidade.

O vice-presidente, Carlos de Doge (PTB) usou a tribuna para lembrar do sinistro fato envolvendo uma ambulância de Porteiras, tomada de assalto nas últimas horas, no municipio de Icó, embora já recuperada pela municipalidade. O vereador se disse aliviado com o desenrolar dos fatos.

Corrinha de Jocéu (PT) fez menção ao trabalho dos conselheiros tutelares, ressaltando o seu apoio à causa. A única vereadora entre os 11 com assento, ainda desejou boa sorte aos colegas, nessa caminhada que se inicia.

O vereador Biro Cruz (PT) preferiu acompanhar os procunciamentos dos colegas, além do presidente do Conselho Tutelar, Adermir Vidal, que finalizou o parlatório, com agradecimentos aos vereadores.

Na pauta do dia também teve o registro da foto oficial, moldura que estampará os salões da casa, durante a atual legislatura. A próxima Sessão Ordinária da Câmara está agendada para o dia 22.

FONTE: Parlamento Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário