sábado, 2 de março de 2013

EM VOTAÇÃO APERTADA, CÂMARA DECIDE MANTER SESSÕES ÀS SEXTAS PELA MANHÃ.


Por Luis Carlos Coutinho

Não foi desta vez que alguma votação de projeto movimentou a tribuna da Câmara Municipal, mas os requerimentos apresentados pelos vereadores, fizeram, de uma sessão simples, um encontro de argumentações e debates. 
A Sessão Ordinária desta sexta (01/03/13) contou com a presença dos 11 membros da casa legislativa, num expediente de 2h de duração. Como não houve nenhum projeto ou mensagem a ser votada, a reunião parlamentar abriu espaço para apresentação de requerimentos, um deles ganhando o merecido destaque. 

O vereador Tailson Fernandes Gomes (PT) apresentou requerimento verbal (sem protolocar oficialmente por escrito), pedindo para por em votação a mudança das sessões de seu horário atual (10h das sextas-feiras) para um expediente noturno, sem especificar o dia da semana. Posta em votação, a proposta do vereador mostrou o primeiro embate partidário na casa: 5x5 no placar, com votos favoráveis à mudança dos vereadores: Tailson Gomes (PT), Biro Cruz (PT), Corrinha Lima (PT), Nilton Cavalcanti (PV) e Beto Marrocos (PTB). Votaram contra a proposta: Marcondes Gomes (PSB) Dé do Simão (PSB), Carlos de Doge (PTB), Cleudo Bento (PTB), Marcondes Xavier (PSB). Como a votação parou no empate, foi necessário o 'voto de minerva' do presidente Mudinho Inácio (PTB) e este seguiu o pensamento dos colegas de bancada, votando 'não' e consequentemente reprovando a mudança.

Mas a decisão foi questionada na tribuna pela vereadora petisa Corrinha de Joceu, principal interessada na transferência de horário das sessões, uma vez que desempenha seu trabalho como agente comunitária de Saúde durante o dia. Pedindo explicações que justificassem os votos contrários e indagando a profissão de cada colega parlamentar, Corrinha contou com a solidariedade de Tailson, que confessou levantar essa posssibilidade permuta, justamente pela condição da colega de partido. Ela também teve o apoio do irmão Beto e dos outros dois parlamentares que votaram a favor. Inconformada com o resultado, a vereadora adiantou que irá recorrer da decisão e pedir outra votação, na reunião seguinte.


 Os parlamentares da situação (exceção de Beto Marrocos) que optaram pela manutenção das sessões na sexta-feira defenderam a tese'segurança'. Um dos mais veementes na tribuna, Macondes Gomes disse que fazer um trajeto do sítio até a cidade para as reuniões à noite representa um risco à integridade física dos vereadores e rebateu qualquer tentativa de recurso fora do Regimento Interno da casa, como sugeriu Beto, ao dizer que Corrinha poderia pedir uma abaixo assinado da população interessada em ir às sessões noturnas. Gomes disse que a Câmara Municipal tem legitimidade constitucional, respaldada pelo seu regimento, para deliberar sobre seu próprio funcionamento, não havendo necessidade, nem meios legais de qualquer outra decisão mudar as regras legislativas.

Da mesma opinião, compartilharam Marcondes Xavier, Mundinho Inácio, Dé do Simão e Cleudo Bento. Carlos de Doge afirmou que votou pela manutenção do horário por uma questão partidária e não havia necessidade de mudança, em sua visão.

Dentre os regimentos apresentados em plenário, outro que chamou a atenção foi de autoria do vereador Carlos, pedindo a instalação de câmeras de segurança em vários pontos de cidade, como forma de auxiliar o trabalho da policia. Orientado pelo colega Marcondes Gomes a não colocar o requerimento em votação, pela complexidade de reivindicar algo que seria de competência da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o petebista entendeu que nao seria oportuno insistir. Outro importante requerimento de Carlos, solicitando um ônibus para o transporte de alunos da sede, em especial do bairro Sol Nascente, foi aprovado com ressalvas: que a redação fosse refeita para que o veículo pudesse atender à toda a cidade. O parlamentar concordou com a sugestão dos colegas.

Os demais discursos na tribuna foram para os oradores agradecerem o apoio recebido na indicação dos requerimentos apresentados e breves comunicaçõs oficiais.

Na próxima Sessão Ordinária (08/03/13) terá início a Agenda Parlamento Institucional, evento que abrirá espaço para entidades de classe da sociedade apresentarem suas ações ao povo. Primeiro órgão convidado é o Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar.

FONTE: Parlamento Porteiras

25 comentários:

  1. Seria um indicio de q a oposiçao, estaria ganhando um aliado q se diz representar a situaçao no poder legislativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sim,declarando-se opositor e traindo quem confiou nele...

      Excluir
    2. Se ele estiver fazendo isso ele está certo, pois ele tem q defender é o povo e não a um partido!

      Excluir
    3. Esta certo coisissima nenhuma,ele tem que defender o povo e o partido e não ser falso como esta sendo...mas não era de se esperar de alguem que não entende de nada...nem sabe o que é melhor para população

      Excluir
  2. Não é de se admirar a colocação do então vereador Beto Marrocos,já que se declara parte opositória no plenário desta câmara...essa é a resposta que você (Beto Marrocos) dá a quem te colocou nesta casa? Senhores vereadores e presidente atual Mundinho Inácio, sugiro que façam uma melhor divulgação das sessões desta casa,para que o povo tome conhecimento de que tipo de pessoa colocou lá,para que o erro não se repita como acontece com Senhor Beto Marrocos,indigno dos que li confiaram um voto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem colocou o Senhor Beto Marrocos foi o POVO DE PORTEIRAS, manoes novais, no diminutivo mesmo, não votou nele, só serviu de base aliada por conta do partido, convenhamos, que levantamento mais inequívoco e partidarista como o seu, vamos usar a inteligencia, não sei de onde tirou essa de levantar tal acusação e tal afirmação em dizer que quem elegeu o Vereador Beto Marroco foi o prefeito e não o povo! O povo tem mesmo que saber das reuniões e ver o que por lá esta acontecendo e bater palmas para os vereadores que estão a favor do POVO E não do partido!

      Excluir
    2. Concordo com vc...a população Porteirense necessita participar das reuniões na câmara,para ver o tamanho da falsidade do vereador Beto Marrocos,falso,e de pouca inteligência,não esta do lado do povo coissísima nenhuma!!! E o senhor prefeito contribuiu sim para para elege-lo...se assim não fosse não chegaria lá...espero que seja a ultima...chega de traidores!!!

      Excluir
  3. Infelizmente este vereador ( Beto Marrocos ) esta tomando o rumo errado, traindo a confiança de pessoas que batalharam muito para que ele pudesse participar desta câmera municipal de Porteiras( pessoas essas que tem ética na política e que realmente sabem de que lado está. quero que ele saiba, que os 669 votos que foram confiados a ele não são transferíveis de legenda, me referindo-se a situação de ele ser oposição na câmera municipal. eu gosto muito de politica e ficarei atento aos passos deste vereador. o criticando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk, ÉTICA, ao menos o senhor ou senhora sabe o que é ética? Se um vereador está fazendo o melhor para o povo ele está fazendo mais que certo! Ele não está traindo quem o colocou onde está e sim honrando o povo que o colocou na câmara municipal! A crítica é sempre bem vinda, quando é construtiva, não difamatória como está fazendo! Querendo dizer que foi o prefeito e não os eleitores que colocaram tal vereador onde ele está! E esse prefeito que tanto defendes, só apoiou o senhor Beto Marrocos porque na eleição anterior fez o mesmo que fez com os candidatos Dedé e Rubinho, prometeu, prometeu e na ultima hora pediu para o povo votar contra!

      Excluir
    2. Cuidado com as colocações cidadã ou cidadão...não fale do que não tem certeza!!!!!O senhor Beto Marrocos não é digno de estar naquela câmara,esta sendo falso com os que le deram um voto de confiança ...não use de colocações sem sentido referindo-se ao senhor prefeito,homem digno que vem trabalhando muito pela população Porteirense..

      Excluir
  4. Essa historia estaria se repetindo de forma semelhante, a de outro membro do seu clã, q traiu parte das pessoas q lhe confiaram o voto em eleiçoes passadas; CUIDADO POVO DE PORTEIRAS.

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse filme antes, isso me lembra uma história de um passado não muito distante, onde um vereador eleito pela oposição, se vendeu à situação (por uma linha de estudante e uma d20), virou secretário, presidente da câmara e hoje não pode se candidatar e está “reduzido á nada” CUIDADO BETO, ESSE É O CAMINHO DOS TRAIDORES.

    ResponderExcluir
  6. Esse ultimo comentario so faltou dizer o nome em, mas pro povo saber é bom dizer pelo menos aonde ele mora porque em Porteiras ainda tem muita gente cega. Mas a hora da verdade e da mudança esta chegando.

    ResponderExcluir
  7. Muito triste saber que o vereador beto marrocos não pode decidir sobre o seu voto na câmera.Tem que manter um voto de cabresto. Parabéns Beto tenha opinião,não aceite tudo o que é imposto.Não importa se a ideia é da oposição ou da situação,mas sim se você juga correta ou não.Colocamos você não para obedecer ordem
    ,mais sim para defender interesses dos cidadãos de porteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por tal comentário, vejo que ainda tem pessoa inteligentes em nossa querida cidade, pessoas que não se vendem, que não defendem legenda e sim a população, assim Porteiras um dia será melhor! Pode ter certeza, essa semente foi plantada, um dia o fruto será colhido!

      Excluir
    2. Infeliz comentário...o vereador Beto Marrocos não pensa em nenhum momento na população Porteirense!!! È mais um que vai se vender como outros já fizeram...não merece e nunca vai merecer a confiança da população...me arrependo e muito de ter votado em você,Beto Marrocos,e nas eleições futuras o que eu puder fazer contra vc farei...queremos o de melhor pra Porteiras e não o de pior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. O povo de porteiras não as seções da câmara e depois reclama que os vereadores não fazem nada, é muito bom falar dos outros, agora é bom tbm conhecer a verdade dos fatos e não julgar as pessoas sem sabem o que está acontecendo de verdade, portanto companheiros, eleitores de porteiras acompanhe as reuniões da câmara e aí sim terás argumento nas suas reclamações.

      Excluir
    4. beto marrocos nao esta defendendo o interesse da populaçao como deveria fazer de fato! ele esta defendendo seus proprios interesses e de sua irma( agora , por que na campanha so faltava se matarem, acredito que tenha sido ate uma jogada de markting)! vamos abrir os olhos e parar de reproduzir o que os outros dizem! tenham senso critico, e nao de reproduçao, deixem de ser alienados e passam a olhar nao as aparencias mas o que estar por traz delas!

      Excluir
  8. Obrigado...vamos continuar escrevendo nossos comentários nesse portal...pelo meno vamos ter acesso a alguma informação da nossa cidade...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Agradeço em nome de todos nós que fazemos esse blog pelos comentários aqui postados, agradeço também ao blog Parlamento Porteiras, por autorizar a reprodução dessa matéria. Continuem comentando, e exercendo o seu papel de cidadão. Esse espaço é democrático.
    Visite também as sessões da Camâra, às sexta-feiras, a partir das 10:00hs da manhã

    ResponderExcluir
  11. O povo de porteiras não tem do que reclamar, elegeram os seus representante talvéz contra a sua própria vontade vcs sabem do que estou falando né, o chefe pede o povo vota em pessoas sem o minino de conhecimentos, representantes que não conhecem e ném entendem como funciona uma verdadeira câmara municipal. Portanto o povo tem os rvereadores que merecem então não vemham falar que vereador nun sabe e ném faz nada, Beto é uns dos de querem a liberdade de expressão e a vontade de que as coisas ocorram com mais transparência não somente balançar a cabeça como largartixa, agora não reclamem companheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que vc é mais um dos que insistem ou o faz sem perceber em reproduzir o que a oposiçao coloca, de que há um determinado voto de cabresto, so queria lhe informar que o que estar em cheque neste momento é a atuaçao do vereador bteo marrocos, ele nao esta querendo a liberdade e nem tao pouco que as coisas aconteçam com mais transparencia, ele esta usando do poder que lhe foi confiado para se beneficiar! concordo que muitos votam em alguem sem nem ao menos se dar ao trabalho de parar e pensar que nao so ele mais uma populaçao inteira estará sendo prejudicada! calar a boca no momento nao é o mais adequado, temos sim que mostrar que somos pessoas atuantes em nossa sociedade!

      Excluir
  12. para se votar contra ou a favor é preciso conhecer a matéria e não se rebelar contra uma a lei que rege seu parlamento o regimento interno é a lei que define as regras , direitos e deveres da casa legislativa e é nela que diz que as sessões devem ser as sextas feiras pela manhã ....então o sr.beto deve conhecer primeiro a lei que rege o seu parlamento ..... ele esta se perdendo e mostrando que não sabe nada de politica ou leis ou seja mais uma vez o poder não lhe fez bem , ele não sabe se direcionar sessão a noite não eleva em nada seu exercicio de politico , é apenas uma conveniencia pra sua irmã que se divide em duas funções ...... já perceberam é apenas conveniencia pessoal ....

    ResponderExcluir
  13. Realmente é lamentavel o que o senhor beto fez, e so vai lhe causar criticas e discrenças ao seu respeito,POIS ESSA ATITUDE DEIXOU BEM CLARO QUE ELE SO PENSA EM SEUS INTERESSES PESSOAIS E FAMILIARES, ESQUECENDO SUA COLIGAÇÃO PARDIDARIA E A POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir