sexta-feira, 23 de agosto de 2013

APAF E FM 104: FAZENDO PARTE DA NOSSA HISTÓRIA





Duas entidades, que suas histórias falam por si só e sem dúvidas estão no coração de todos os porteirenses, afinal, são muitos anos elevando a auto-estima do nosso povo e também contribuindo para o engrandecimento da nossa terra.

O blog PORTEIRAS AGORA, também reconhece todo esse trabalho, de doação aos mais humildes e parabeniza a APAF (30 anos) e a FM 104,5 (17 anos), pelo exemplo de cidadania e inclusão social.

APAF E O SOCIAL
ENTIDADE FILANTRÓPICA SEM FINS LUCRATIVOS, A APAF FOI FUNDADA EM 1983 COM A FINALIDADE DE LEGITIMAR AS REIVINDICAÇÕES DA COMUNIDADE DE PORTEIRAS. FORAM SÓCIOS FUNDADORES DESTA ENTIDADE COMERCIANTES, DONAS DE CASA, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, VOLUNTÁRIOS, PROFESSORES E AS IRMÃS BENEDITINAS QUE,  À ÉPOCA, RESIDIAM EM PORTEIRAS.

A APAF TEM COMO FINALIDADES: A ASSISTÊNCIA SOCIAL, SANITÁRIA, EDUCACIONAL, CULTURAL E A PROMOÇÃO HUMANA DE TODAS AS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL DO MUNICÍPIO. A ENTIDADE ATENDE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS, ENTRE CRIANÇAS,  ADOLESCENTES, JOVENS E IDOSOS ATRAVÉS DE VÁRIOS PROJETOS EM PARCERIAS COM OS GOVERNOS MUNICIPAL, ESTADUAL E ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS, A EXEMPLO DO Unicef/Rede Globo COM O PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA E DA Fundação Abrinq, QUE TROUXE À PORTEIRAS O PROJETO FORTALECENDO A REDE DE ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE QUILOMBOS.

DAS VÁRIAS AÇÕES JÁ EXECUTADAS ESTÃO A CONSTRUÇÃO E REFORMA DE CRECHES NA SEDE E ZONA RURAL, NA DÉCADA DE 1990; CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES (ano 2007)  E REFORMAS DE CASAS (década de 1990), NO BAIRRO ALTO DO CEMITÉRIO.

AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA A APAF FIRMOU CONVÊNIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTO INTEGRADO  INFANTO-JUVENIL, NO BAIRRO CASAS POPULARES COM A INSTITUIÇÃO ESPANHOLA MANOS UNIDAS.

ATRAVÉS DE CONVÊNIO COM A VISÃO MUNDIAL, ONG QUE FINANCIA PROJETOS DE PROMOÇÃO HUMANA, IMPLANTOU O PRIMEIRO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DE PORTEIRAS E RECEBEU A DOAÇÃO DESSE MESMO ÓRGÃO DE UMA CAMINHONETE D-20.

ALTIVA, FOI PIONEIRA NO ATENDIMENTO AO IDOSO CARENTE NA DÉCADA DE 1980 POR MEIO DE PROJETOS COM A EXTINTA LBA – Legião Brasileira de Assistência E DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES E DE GERAÇÃO DE RENDA COM A TAMBÉM EXTINTA FCBIA – Fundação Centro Brasileiro Para a Infância e Adolescência.
DAS MAIS RECENTES VISÕES DE COOPERAÇÃO SOCIAL DESTACA-SE A PARCERIA COM A RECEITA FEDERAL, ATRAVÉS DA QUAL REFORMOU E AMPLIOU A CRECHE CRESCENDO FELIZ E O CENTRO INTEGRADO.

PIONEIRA, A ASSOCIAÇÃO PORTEIRENSE DE ASSISTÊNCIA À FAMÍLIA DESENVOLVEU OUTRAS AÇÕES DE IMPACTO NO SETOR PRODUTIVO, COMO A AQUISIÇÃO DO PRIMEIRO TRATOR COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO PARA TRABALHOS AGRÍCOLAS. NA ATENÇÃO AO IDOSO, UMA DE  SUAS PRINCIPAIS VERTENTES, ABRIU GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE NAS COMUNIDADES RURAIS, ONDE FAZIA DOAÇÕES E EMPRÉSTIMOS DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, NA DÉCADA 1990.

RÁDIO CONCEIÇÃO DO CARIRI
Primeira e única emissora comunitária do município, umas das precursoras do Cariri, a Rádio Conceição do Cariri FM foi ao ar pela primeira vez em 26 de Agosto de 1996, ainda com nome de fantasia Rádio Nossa Senhora da Conceição, em homenagem à Padroeira de Porteiras.  De operação rústica e timidamente exposta diante das dificuldades legais da época, a emissora transmitia na frequência 102,1 MHz, mudando de sintonia em Março de 2004 para 104,9 MHz, após conseguir sua licença inicial de  10 anos, pelo Ministério das Telecomunicações.

Sem fins lucrativos e com um trabalho que foi se aprimorando do amadorismo para, depois, alçar muitos colaboradores à categoria profissional em pouco tempo, a emissora imprimiu sua marca no cotidiano dos porteirenses com uma programação diversificada, contemplando desde o regionalismo às expressões culturais de um povo.

Com limites impostos pela legislação das telecomunicações nacionais, o sinal da rádio cobre parte substancial do território porteirense, alternando frequência na Serra do Araripe, sobretudo, por se tratar de transmissão em frequência modulada, ainda tem presença diária em setores dos municípios vizinhos de Brejo Santo, Jati, Jardim e Penaforte.

A Rádio Conceição do Cariri FM, emissora vinculada à AAICP – Associação de Assistência ao Idoso e Comunidades de Porteiras, parceira da APAF, opera das 06h às 19h, e seu quadro de funcionários é, essencialmente, de voluntários colaboradores.

Por se tratar de duas entidades irmãs, APAF e RÁDIO funcionam no mesmo endereço: Rua José Cardoso – 14, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

FONTE: Porteiras on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário