quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BREJO SANTO SE DESPEDE DO EX-PREFEITO MÁRIO LEITE TAVARES


Morreu ontem em Brejo Santo, aos 94 anos, o ex-vereador e ex-prefeito (1973 a 1976) Mário Leite Tavares, nome dos mais respeitados da política e da sociedade municipal. A cidade parou para acompanhar o velório e o enterro do conceituado homem público.



Abaixo, a trajetória política de Mário Leite.
Escrito por: Dr. Miran Basílio
TRAJETÓRIA POLÍTICA


Miran Basílio e o ex- Prefeito Mário Leite
Portador de uma herança política familiar, Mário Leite Tavares foi vereador por duas legislaturas, tendo sido Presidente do Poder Legislativo de Brejo Santo.  No ano de 1972, à convite de políticos de Brejo Santo, aceitou ser candidato à Chefia do Executivo Municipal,  ficando conhecido como o candidato Pacificador, pois á época existia um grande acirramento político, muitos pleiteavam candidatar-se, porém a candidatura de Mário Leite foi a saída harmoniosa. Compôs a sua chapa o vice Waldemar Napoleão de Araújo, obtendo a dupla 3325 votos, sendo 21 votos nulos e 1082 brancos. Neste pleito eleitoral aconteceu um fato interessante: Aqueles que não concordaram com a candidatura única, propagavam: vote em Zé branco ( figura inexistente que recebeu de forme fictícia 1082 votos em branco.

Prefeito de Brejo Santo de 1973 a 1976, destaca-se em sua administração a construção de 17.000 metros de calçamento em paralelepípedo, a construção de três poços profundos nas comunidades de Vila esperança, São Sebastião e Triângulo. Doação das terras para construção da agência do Banco do Estado de Ceará – Bec, hoje localizado o Bradesco e Terreno para construção da Cibrazém. Construção da Praça Padre Pedro localizada à frente da Igreja |Matriz, construção das pontes do são Sebastião e Baraúnas e Construção da Escola Padre Pedro Inácio Ribeiro.

Conforme palavras do seu parente Euclides Inácio Basílio ( de saudosa memória ) e Valmir Alves,  O caráter de Mário Leite é indiscutível, pois quando do término do seu mandato de Prefeito, deixou nos cofres públicos a quantia de R$ 300.000,00 ( Trezentos mil cruzeiros ), quantia a ser administrada pelo seu sucessor Dr. Francisco Leite de Lucena.

Fonte: Welingtonlandim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário