Determinantes em relação ao valor a ser cobrado do imposto, as alíquotas de cálculo do IPVA foram mantidas e continuam em 2,5% para automóveis - "carros, caminhonetes, caminhonetas e utilitários" - e embarcações; 1,5% para aeronaves e 1% para caminhões e motocicletas de até 125 cilindradas (desde que os proprietários delas não tenham cometido infrações de trânsito, caso contrário será de 2%).
Os boletos serão enviados a partir deste mês, mas diferentemente dos anos anteriores, somente 49% dos contribuintes terão acesso ao papel em casa. 44% dos contribuintes terão o boleto exclusivamente pela internet, através do site da Sefaz. Outros 7% podem retirar o papel para pagamento nas células de Execução da Administração Tributária (Cexat). Os boletos estarão disponíveis no site a partir do dia 2 de janeiro.
Pagamento único dá desconto
Os contribuintes dispostos a quitar o imposto todo de uma vez continuarão com a data de 31 de janeiro como limite para o pagamento, e terão desconto de 5%.
Aqueles que preferirem parcelar o imposto (sem juros e em quatro parcelas), deverão fazer os pagamentos a cada dia 14, a partir de fevereiro. O imposto também continua podendo ser pago através de cartões de crédito dos bancos do Brasil e Bradesco.
Inadimplência caiu em 2013
Ao contrário do ano passado, quando a inadimplência do IPVA aumentou para 12% devido ao aumento da quantidade de parcelas - muitos contribuintes esqueceram de fazer o pagamento - o descumprimento do pagamento caiu para 7,9% neste ano.
Fonte: Diário do Nordeste
A sefaz é uma vergonha não se consegue imprimir o boleto para pagar imagina se essa merda fosse de graça vergonha
ResponderExcluir