terça-feira, 3 de junho de 2014

BENDITA PADROEIRA! PORTEIRAS ENCERRA MÊS DE MAIO COM COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Por Patrícia Mirelly

Do alto a imagem de Nossa Senhora da Conceição, num altar montado em frente à Igreja Matriz, dava tom aos momentos finais dos “exercícios Marianos”, como são chamadas, em Porteiras, paróquia da Forania III, as celebrações alusivas à padroeira da cidade, realizadas durante todo o mês de maio.

A cerimônia de coroação encerrou as festividades na noite do último sábado (31), e é tida como o ponto mais alto da fé porteirense, segundo o pároco da cidade, padre José Sampaio, que há dezenove anos conduz as celebrações.

Em sua homilia, durante a missa que antecede a solenidade, o padre destacou a importância da coroação para os fiéis, afirmando que a data “está na alma do povo de Porteiras”.  A festa da unidade, como foi chamada pelo pároco, é o “o ponto ômega” da devoção sentida “no gosto” da comunidade com as festividades a padroeira.

O padre explica que, embora em toda a Igreja o mês de maio seja celebrado, em Porteiras, de modo particular, é sentida “uma convergência dos fiéis durante celebrações, por ser “uma festa que os fazem se sentir em casa”, porque “recorda a história do ontem, do hoje e aponta para o futuro”, “numa festa que congrega os filhos dispersos.” “Mesmo os que estão longe, lá onde então, estão intimamente ligados a esse dia e a essa hora aqui, em Porteiras. Assim, a Santíssima Virgem guia a nossa história, completa.

A coroação que acontece, tradicionalmente, na noite do último dia do mês de maio, foi iniciada em 1934, numa época em que a presença de padres era reduzida e os próprios moradores, guiados por uma professora, promoviam a festa.

O altar utilizado na cerimônia ainda é o mesmo feito à época pelas Irmãs Beneditinas de Tutzing. Forrado com cetim branco e rosa, e enfeitado com flores naturais, fora confiado aos cuidados de Marlene Dantas, ex-aluna de Maria Do Carmo Simplício, idealizadora da festa. Dona Marlene conta que a missão da organizar a festa é também um voto feito a Nossa Senhora de tomar para si todas as despesas da ornamentação.

A coroação, toda musicada e cantada, acontece depois da missa, traz crianças com vestes de anjos, que sobem ao altar, rodando a imagem da Santa e outras sete que, num cortejo, ofertam flores a Nossa Senhora, enquanto adolescestes, simbolizando astros celestes e virtudes, vão para as laterais.

Fiéis de todos os recantos da paróquia participam do momento, atentos aos 14 cânticos da celebração, que são ensaiados, em meados de abril pela catequista da paróquia, Maria de Fátima Vidal, ansiosos pelo momento em que “a coroa de pouco preço”, como diz um dos cânticos da cerimônia, presa a uma estrela, pendurada a um fio elétrico, que cruza o salão paroquial até a Igreja, é levada até o anjo.

A aposentada Isabel Antônia de Jesus que, aos 66 anos, percorre quase sete quilômetros até chegar a Igreja, com os olhos marejados, comenta a sensação de ver a solenidade. “É linda”! Pra mim, é mesmo que eu tá no céu.

Para Ionara Leite Tavares, que ajuda na decoração, este é um evento que “irmana a comunidade com união, fé e alegria”, momento sublime que emociona e provoca lágrimas de alegria, saudades, esperança e fortaleza para seguir adiante.

“A parte que mais tenho apreço e que me cativa em ajudar com amor é a memória de meu pai que, junto com seus amigos, criaram a estrela que sai até o anjo do altar. O momento que me chama mais atenção é logo no início onde há um cortejo de sete crianças que ofertam flores a Nossa Senhora.”, conta.
Ao final da solenidade, com fogos de artifícios atirados ao céu, devotos, emocionados, elevam preces de gratidão à Santa padroeira.

 VEJA O VÍDEO AQUI -COROAÇÃO 2014 EM PORTEIRAS
Fotos: Redes Sociais
Vídeo: Feros de Porteiras (you tube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário