segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SESSÃO DESTACA LEI DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO E HOMENAGEM A ALBOÍNO MIRANDA TAVARES.

O calor do debate sobre o Projeto de Lei do Executivo que autoriza o transporte de universitários de Porteiras para o triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) alternou com homenagem na tribuna da Câmara, na Sessão Ordinária da sexta-feira (23/01).

Colocado em votação pelo presidente Marcondes Gomes de Lima, o processo teve uma parada de 10 minutos para análise, solicitada pelo vereador Raimundo Cícero da Silva e sua comissão. Retornando à pauta, foi aprovado por unanimidade - seguindo agora para sanção do prefeito municipal Manoel Novais -  após receber emenda aditiva, a Mensagem do Poder Executivo abriu espaço para o debate sobre os pontos de paradas dos 03 ônibus que a Prefeitura colocará à disposição dos alunos, logo depois que a estudante de Odontologia Israely Keity Salviano foi à tribuna cobrar inclusão de mais locais para embarque e desembarque de alunos, bem como mudanças no projeto original que possa abrir exceção a alunos que estudam em período integral. A primeira exigência foi inserida no projeto que, originalmente determinava paradas na entrada do sítio Moreira, Escola Miguel Laurentino, do sítio Abreus, e Escola Beatriz Pinheiro da Costa, do sítio Muquém. Com a inclusão  ficam mais dois pontos de parada dos coletivos: Na Escola Maria Gonçalves Dantas, do sítio Areia Branca, e próximo à ponte do sítio Muquém.

Outro importante momento da Sessão foi a homenagem prestada ao ex-prefeito Alboíno Miranda Tavares, através de Moção de Congratulação pelos seus 95 anos de idade, apresentada pelo vereador Dernival Alves de Lima (Dé do Simão). Na presença do homenageado e seus familiares, destacando os filhos Eliane Novais e José Novais, além do genro Wilton Barros de Quental, os vereadores disseram 'sim' ao pleito do colega do Simão. Sr. Alboíno teve seus feitos destacados nos discursos dos oradores que fizeram citações de parte de sua história.

Eliane Novais não escondeu a emoção ao falar do orgulho em ser filha de 'Seu' Alboíno, e entre um exemplo de família e outro, ainda lembrou que a história de vida do seu pai também foi marcado pela indicação do ex-prefeito Fábio Pinheiro Cardoso à sucessão municipal, no início da década de 80, quando este contava apenas com 23 anos de idade. Ela usou o termo 'descoberta' para referenciar Fábio que acompanhara tudo atenciosamente. Finalmente, agradeceu ao vereador Dernival Alves de Lima pelo carinho para com o seu pai e a todos os vereadores pela demonstração respeitosa.


O ex-prefeito retribuiu às palavras, agradecendo aos ensinamentos do também ex-prefeito, de quem é afilhado, e foi mais além ao dizer que ninguém chega aos 95 anos por acaso, e que cada um de nós possa aprender como Alboíno Miranda como fazer história.
Mas Fábio Pinheiro não subiu à tribuna apenas com este propósito, ao contrário, ele se dirigiu diretamente ao coletivo de universitários que ali assistiam à Sessão, e lembrou de algumas citações do Papa Francisco, quando sua Santidade esteve no Brasil, ao reforçar que o mundo precisa mesmo de jovens com poder de questionamento, jovens que estudam, adquirem conhecimento, e muitas vezes os mais experientes precisam ouvir o que essa classe social tem a cobrar, sugerir e apontar como forma de melhorar as relações. Ele disse que entende a ansiedade de muitos jovens ao se posicionarem em suas reivindicações, no entanto, pediu apenas que usem de mais prudência nas ações, sem jamais perderem a coragem de agir.

Fonte: Parlamento Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário