terça-feira, 17 de março de 2015

ÁGUAS NAS CORRENTEZAS DO TEMPO

Exposição na Casa da Memória celebra os sessenta anos de emancipação política de Porteiras com imagens histórias e atuais das águas do município.

Por Patrícia Mirelly – Repórter Especial

Quem é porteirense sabe da riqueza de mananciais que brotam, sobretudo, nas encostas localizadas na chapada do Araripe. São fontes, levadas, cachoeiras e cascatas que, juntas, “batizam um rincão do Brasil”, como diz uma das estrofes do hino da cidade.  O uso desses recursos no decorrer da história pode ser conferido na exposição temporária “Porteiras: Águas nas Correntezas do Tempo”, realizada pela Casa da Memória.

O acervo fotográfico datado de 1957 traz documentos sobre a negociação do então prefeito Aristarco Cardoso e a Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro, para a construção da rede de abastecimento da nascente do sítio Saco até a sede, e fotos do uso da água atualmente.

A exposição está ligada as celebrações dos sessenta anos de emancipação política do município, que este ano exalta o verde da cidade. O que as águas podem contar sobre a história e as memórias construídas sobre esses líquidos que brotavam da terra e corriam pelos riachos são alguns dos questionamentos provocados pela exposição. A idéia é refletir sobre o uso desses recursos através de um olhar crítico que desperte para o cuidado e a preservação, de acordo com um dos organizadores e membro do grupo Remop, Retratores da História de Porteiras, João Diego Rodrigues.

Mais informações podem ser consultadas no Blog: http://retratores.blogspot.com.br/

Serviço
Exposição: “Porteiras: Águas nas Correntezas do Tempo”
Local: Casa da Memória de Porteiras
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: A partir das 8h da manhã
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário