quarta-feira, 20 de julho de 2016

ROMEIROS CELEBRAM OS 82 ANOS DE VIDA ETERNA DO PADRE CÍCERO ROMÃO EM JUAZEIRO

Na manhã de hoje (20), a cidade de Juazeiro do Norte-CE e romeiros de diversos estados do Brasil celebraram os 82 anos da morte de Padre Cícero Romão Batista, figura mais importante da história de Juazeiro. A ‘Missa pelo Padre Cícero’, ou ‘Missa do Dia 20’ como também é conhecida, encerrou a Romaria do Padre Cícero que se iniciou no dia 17 de julho.
Cerca de 30 mil pessoas, romeiros e devotos do Padre Cícero participaram da celebração, na Praça do Socorro, que foi ainda transmitida ao vivo pela Internet e por emissoras de televisão para o Brasil e exterior.
A Missa foi presidida por Dom Gilberto Pastana, apresentado no último domingo (17) como Bispo coadjutor da Diocese de Crato, auxiliando o Bispo Dom Fernando Panico. Esta foi a primeira ‘Missa pelo Padre Cícero’ presidida por Dom Gilberto, marcando assim o início de sua missão na diocese. O Bispo Dom Fernando não pôde participar da 'Missa pelo Padre Cícero' por motivos de saúde, mas, no domingo (17), demonstrou a sua alegria em receber Dom Gilberto: “o irmão tão esperado que vem caminhar conosco. Dom Gilberto hoje vem para fazer parte da história viva desta Igreja Particular”, afirmou Dom Fernando.
Devoção
Seguindo a tradição, a maioria dos romeiros vestiram roupas pretas, simbolizando o luto e respeito ao Padre Cícero Romão Batista. No entanto, o clima era, sobretudo, de celebração da vida, como o romeiro Everaldo Fernando, residente no município de Propriá-SE, que expressava a alegria de contabilizar nove anos de participação na Romaria de Padre Cícero. “Hoje eu comemoro o nono ano consecutivo que venho aqui e pretendo vir o resto da minha vida agradecer a Mãe das Dores e ao Padre Cícero”, declarou. Everaldo levou à celebração um grande chapéu de palha para Dom Gilberto assinar, fazendo a promessa de que, no próximo ano, trará novamente o chapéu como um registro da Romaria.
Nesse dia em que a Igreja celebra os 82 anos de vida eterna do sacerdote, muitos fiéis visitam o túmulo do Padre Cícero, localizado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo, para render homenagens. Emocionada, a devota dona Leonor, 75 anos, residente na cidade de Crato-CE, segue a tradição.
Por Daniele Castro - Amex



Nenhum comentário:

Postar um comentário