terça-feira, 4 de outubro de 2016

JARDIM – CE: EM ELEIÇÃO HISTÓRICA, MAIS DE 10 MIL PÕEM FIM À DINASTIA DE FERNANDO LUZ

   o médico Aniziário Costa (PCdoB) confirmou o favoritismo e será o próximo prefeito com 63,88% dos votos 
A eleição de 2016, em Jardim (distante 537 km da capital), já é um evento que deve marcar a história da pequena cidade, localizada no alto da chapada do Araripe, no Cariri: 10.306 eleitores desbancaram do poder o grupo do ex-prefeito Fernando Luz, que comandou a política do município com mão de ferro nos últimos 28 anos.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, o médico Aniziário Costa (PCdoB) confirmou o favoritismo e será o próximo prefeito com 63,88% dos votos válidos, contra 34,20% dos votos para o derrotado Pelé. Logo que começou a apuração das urnas, Fernando Luz soltou um áudio pelo Whatsapp jogando a toalha “Eleição tá perdida. Acabou de sair algum resultado e muito ruim”, teria dito.
“Aniziário soube agregar as lideranças políticas da cidade, conversou com a população, e o resultado foi em uma expressiva votação do jardinense, que desejou mesmo uma mudança”, explica um correligionário de Fernando Luz, que preferiu não se identificar.
Fernando Luz e sua esposa Analeda
Para ter uma ideia do nível de cansaço do eleitor, Fernando Luz foi eleito em 2008 com pouco mais de oito mil votos, vencendo Júnior Coutinho que alcançou 6.810. Já em 2012, impossibilitado de concorrer, Fernando elegeu a esposa Analeda Luz com praticamente a mesma quantidade de votos, 8.541 contra 7.946 da adversária Cremilda Sampaio, que tiveram, respectivamente, 51,80% e 48,19% dos votos válidos.
Vale destacar que também em 2004, Teodomiro Sampaio ficou na casa dos oito mil votos, sinalizando que o teto máximo do ex-líder Fernando Luz já vinha dando sinais de esgotamento há pelo menos duas eleições.
Outro ponto a analisar é o índice de abstenção desde 2004 até 2012, que configurou uma média de 18%. Neste ano, Aniziário conseguiu convencer o jardinense a sair de casa para votar, já que a abstenção caiu para 12%, confirmando o entusiasmo do eleitor pela mudança.
Os quase cinco mil votos de diferença de Aniziário para Pelé apontam muito mais do que humilhação para Fernando Luz: significam aumento de expectativa por parte do eleitor, que, na prática, aguarda serviços básicos ofertados e um horizonte de crescimento, já que o município apresenta um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, ficando atrás de cidades vizinhas, como Jati, Milagre, Abaiara e Missão Velha.
Resta saber se Aniziário vai conseguir satisfazer as forças políticas durante a chamada “lua de mel” com a chegada da nova gestão, a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
De qualquer forma, Jardim já começa a reescrever sua história e poderá correr contra o tempo para entrar definitivamente no século 21 com 16 anos de atraso.
 Fonte: Ceará em off


Nenhum comentário:

Postar um comentário