Dr.
João Tavares foi um dos fundadores do antigo Pronto Socorro de Juazeiro
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais) |
Ele foi um dos fundadores do antigo Pronto Socorro de Juazeiro ao lado dos médicos Ailton Gomes, Odílio Camilo e Gilson Sampaio. Em novembro de 1982 aceitou convite do grupo político liderado pelo Coronel Adauto Bezerra para ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Capitão Erivano Cruz na disputa pela Prefeitura de Juazeiro. Entretanto, os vitoriosos foram Manoel Salviano e José Maria de Figueiredo com uma maioria de apenas 212 votos.
João Tavares fez o curso primário no município de Jardim, o ginásio no Colégio Salesiano São João Bosco em Juazeiro e começou o científico no Diocesano de Crato o qual concluiu em Recife (PE). No ano de 1957 prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pernambuco e foi aprovado em 13º lugar, cujo curso concluiu em 1962 e a colação de grau aconteceu no dia 8 de dezembro no famoso Teatro Santa Izabel na capital pernambucana.
Especializou-se em ginecologia e obstetrícia na Maternidade Bandeira Filho em Recife e residiu no Hospital São João da Escócia, de 1961 a 1962, dando assistência a pacientes clínicos e pós-operados. Posteriormente, fez o curso de doutorado para o SAMDU (Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência), onde trabalhou durante um ano no Posto de Saúde no Bairro da Estância em Recife.
Juntamente com o médico Lamartine Holanda fundou o Centro de Estudos Psicológicos e Psiquiátricos em Recife, mas retornou a Juazeiro no ano de 1963 quando instalou o seu consultório. Ao lado do colega José Newton Gomes passou a trabalhar no Hospital e Maternidade São Lucas implantando o sistema de plantão 24 horas e ali trabalhou mais de cinco décadas no período de 1963 a outubro de 2015.
Quando começou a trabalhar no Hospital São Lucas o prefeito de Juazeiro era o Capitão Humberto Bezerra que o nomeou para a direção do Serviço Cooperativo de Saúde, SESP e a Secretaria de Saúde do Estado na região. Nessa época, Doutor João Tavares muito se destacou no comando da campanha de imunização contra a varíola que imunizou 87% da população, eliminando assim àquela peste que ocasionou vários óbitos no Cariri.
Bem antes, tinha sido um dos fundadores do Comissariado de Menores e do Centro Estudantil Juazeirense (CEJ) e ocupou ainda o cargo de Delegado de Saúde da 5ª Região, bem como de cooperador do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social). No ano de 1968 se juntou aos médicos José Newton Gomes, Odílio Camilo da Silva, Ailton Gomes de Alencar e Gilson Sampaio fundando o Pronto Socorro de Juazeiro e a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia.
Com esta mesma equipe e mais os médicos Antônio Telles, Manoel Salviano, Margarida Callou, José Hildon Morais e o empresário Ivan Bezerra, criaram o Pronto Socorro Infantil do Cariri (PSIC). No ano de 1989 Doutor João recebeu o título de cidadão juazeirense e, por uma proposição do vereador Raimundo Cabral Sales, se tornou nome de rua no bairro Aeroporto. Ele recebeu, também, o título de cidadão Belmontense outorgado pela Câmara Municipal de São José do Belmonte (PE).
Médico
João Tavares após um dos milhares de partos que fez em hospitais de Juazeiro
(Foto:
Reprodução/Redes sociais)
|
Foram 54 anos de atividades dedicadas à área de saúde, entre janeiro de 1962 e maio de 2016, quando decidiu abandonar a profissão após trazer ao mundo cerca de 52 mil bebês, chegando a atender até três gerações de uma mesma família. O casamento com Dona Teresinha gerou cinco filhos, sendo três homens e duas mulheres e a família foi acrescida com um genro, uma nora e um total de cinco netos. Ano passado, Dr. João sofreu uma queda em sua residência e passou a necessitar de cuidados especiais.
Por Demontier Tenório
Miséria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário