sexta-feira, 27 de julho de 2018

EM PORTEIRAS, O ENEM NÃO TIRA FÉRIAS

Por Edilson Leandro

A Escola de Ensino Médio Aristarco Cardoso juntamente à Secretaria de Educação do Estado do Ceará, executou neste mês o “ENEM Não tira Férias”, Projeto do Governo do Estado voltado à realização de atividades no período de férias dos alunos. Entre as atividades estiveram aulas que abordaram os conteúdos com maiores probabilidades de serem cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio, que terá a realização de suas provas este ano nos dia 04 e 11 de Novembro e ainda, promoção de palestras motivacionais.

As aulas ocorreram entre os dias 17 e 26 de Julho, um bom número de alunos esteve presente e tiveram a oportunidade de dedicar-se mais especificamente aos conteúdos exigidos pelo Exame Nacional.

Em conversa com a nossa reportagem o diretor da escola estadual Napoleão Gomes, falou sobre a logística empregada na execução do projeto na escola, dos parceiros deste projeto, um deles, o Instituto Welington Landim de Brejo Santo e expôs também a sua satisfação pela unidade poder oferecer aulas mesmo no mês de Férias.

                ( Napoleão Gomes, Diretor da Escola Aristarco Cardoso)
"A intenção deste projeto é fortalecer aquilo que a escola já propicia aos alunos. É o fortalecimento do compromisso com a aprendizagem do aluno, mesmo em período de férias, essa ação fortalece a aprendizagem e oportuniza a eles uma melhor preparação para o ENEM, assim como a sua participação em vestibulares"

As aulas oferecidas tiveram como professores alguns que já compõem o quadro de funcionários do Estado e também de instituições privadas, todos eles participaram de forma voluntária.

Segundo o professor Roberto Paiva, o projeto é muito bom pela oportunidade que representa de trabalhar em um mês, conteúdos importantes que são levados àqueles alunos que se doam um pouco mais. À reportagem, ele disse que sua participação no projeto representa a crença que ainda tem na transformação.


 ( Roberto Paiva - Professor de física da EEEP Balbina Viana Arrais)
“É preciso que acreditemos na mudança e para isso temos que fazer algo diferente”.
Foram aulas que envolveram alto nível de concentração, mas também, muita ludicidade, no intuito de fazer com que os alunos se sentissem motivados.

Para a aluna Elizabeth Secundo do 3° ano, foi um grande incentivo tanto para a realização do ENEM como para os vestibulares. foi um grande aprendizado para nós que deixamos nossas férias para vir aprender  um pouco mais.

          (Elizabeth Secundo, Aluna)

"O que aprendemos durante esses dias, levaremos para a vida inteira. Valeu a pena"!

Algumas novidades foram anunciadas para o Enem 2018. As mais importantes são a antecipação do prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição, e a ampliação em 30 minutos na duração do segundo dia de provas, quando os candidatos respondem questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Mais de 5,5 milhões de estudantes que sonham entrar na faculdade por meio de vestibulares, SiSU, ProUni e FIES são esperados para as provas.


MAIS FOTOS:





Um comentário: