sexta-feira, 20 de setembro de 2019

CASA DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS COMPLETA 12 ANOS NESSE SÁBADO 21 DE SETEMBRO

Dia 21 de setembro, a Casa da Memória de Porteiras completa 12 anos  e para essa comemoração, preparou uma programação especial :

9:00 hrs da manhã com a Contação de história “ A menina da cabeça quadrada.
10:00 hrs Oficina de confecção de brinquedos
14:00 hrs Renovação do Sagrado Coração de Jesus.

A realização do evento é da Associação REMOP, Retratores da Memória de Porteiras, Casa da Memória e o apoio do Governo Municipal de Porteiras, Secretaria Municipal de Educação e URCA (Universidade Regional do Cariri).

A Casa da Memória de Porteiras está em novo endereço. Na Rua Padre Cícero Nº 20





CONHEÇA A HISTÓRIA DA CASA DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS

A Casa da Memória é um museu comunitário fundado aos 21 de setembro de 2007. Ele resultou da atuação social do Grupo REMOP, criado em fevereiro de 2004, a partir da articulação de alguns jovens da cidade de Porteiras com o Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC). Desde então, o REMOP passou a sensibilizar os porteirenses para a necessidade de identificação, preservação e valorização da memória e do patrimônio cultural local mediante a realização de palestras; conferências; seminários; entrevistas de história oral; registros fotográficos dos lugares e tradições locais; oficinas com os diferentes segmentos sociais (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); Oficinas e debates com professores; exposições museológicas e culturais; e apresentações cênicas.
        Como resultado dessas ações, a Casa da Memória foi criada. Sua fundação seguiu o Programa Casas de Memória, criado e mantido pelo IMOPEC, cuja atuação no Ceará resultou, dentre outras ações, na criação de dois desses museus na região do Vale do Jaguaribe, nos municípios de Jaguaribara e Jaguaretama, respectivamente, nos anos de 1998 e 2005. O REMOP conheceu esses e outros museus cearenses para construir sua própria trajetória e fundar seu "lugar de história" mediante a singularidade da sua experiência junto à população de Porteiras, no Cariri.

       O acervo da Casa da Memória de Porteiras foi constituído a partir da doação de objetos do cotidiano e da vida pública e privada das populações dos espaços urbano e rurais do município. Desde então, o museu comunitário se tornou um fórum de debates, mediante a realização de ações museológicas e culturais, e um espaço de incentivo à pesquisa e às novas iniciativas voltadas à valorização dos bens culturais de Porteiras e do Cariri, bem como direcionadas ao desenvolvimento sustentável e à defesa dos direitos humanos, enfim, voltadas à cidadania. Para dar suporte às atividades da Casa da Memória e operacionalizar a experiência educativa foi criado o Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa (NAEP).

       A Casa da Memória funciona a partir da ação voluntária dos membros do Grupo REMOP e das doações. Ela é filiada ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM); ao Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE); e a Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC).

FONTE: Retratores da Memória de Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário