Na manhã deste domingo (1º), Elmano de Freitas (PT) tomou posse como Governador do Ceará. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa, sendo presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT), atual presidente da Casa. Também foi empossada Jade Romero (MDB) como vice-governadora do estado. Os deputados estaduais eleitos devem tomar posse em 1º de fevereiro.
Em discurso rápido, já que Elmano pretende viajar a Brasília para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o novo governador se emocionou ao lembrar da juventude. "Trago comigo, desde muito jovem, na zona rural de Baturité, minha terra, um sentimento que me move e me dá forças para lutar contra as injustiças e contra a desigualdade. E para isso sei que poderei contar com o imprescindível apoio do legislativo cearense."
O governador ressaltou ainda áreas que considera mais desafiadoras para avançar nos próximos anos de gestão. "Temos um longo caminho pela frente. Apesar dos avanços dos últimos anos, sei dos enormes desafios, principalmente nas áreas mais sensíveis. Saúde, segurança pública e combate à fome. Não medirei esforços para que possamos superar cada adversidade e avançar nas melhorias pelo bem do nosso povo. Para isso, buscarei o apoio do nosso líder querido, guerreiro, presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
Também participaram da posse o senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Távora de Castro Júnior. Esteve presente ainda o ex-governador Lúcio Alcântara.
TRAJETÓRIA
Elmano Freitas é natural de Baturité, no interior do estado. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 2012 disputou a prefeitura de Fortaleza, mas perdeu a votação no segundo turno para Roberto Cláudio.
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, com mais de 44 mil votos, sendo reeleito em 2018. Tentou a prefeitura de Caucaia, na Grande Fortaleza, em 2020, mas não chegou a ir para o segundo turno.
Em 2022 foi o escolhido pelo PT como candidato a governador do Ceará em reunião que contou com a participação do senador eleito Camilo Santana e do presidente eleito Lula, após rompimento de aliança no estado com o PDT, em razão da escolha de Roberto Cláudio como candidato ao invés da governadora Izolda Cela.
Elmano venceu a disputa ainda no primeiro turno, com 54,02% dos votos válidos.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário