Em uma das regiões de maior expressão no extrativismo municipal, reduto histórico de famílias que representam a cultura afrodescendente, o Governo Municipal de Porteiras, por meio da Secretaria de Agricultura, apresentou na sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2023, o projeto Farmácia Viva da Caatinga – Fortalecimento Social e Econômico do Bioma. Ação de desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva das plantas medicinais e seus produtos fisioterápicos tradicionais do bioma caatinga, que tem por objetivo o manejo adequado e agregação de valor na extração da Fava D’anta, conservação do Bioma e fortalecimento do arranjo produtivo local.
Na Associação Quilombola de Souza, da Chapada do Araripe, representantes do Governo Federal, Governo Municipal e entidades do Ceará prestigiaram o evento voltado aos moradores do setor, dentro de uma alternativa de produção que foi novamente defenida pelo prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, durante sua fala de abertura, acrescentando uma série de iniciativas que o município vem concentrando para impulsionar a produção de diversos itens. A agenda seguirá por dois dias (27 e 28 de Janeiro), com apresentação e capacitação do projeto, na sede da Associação.
A ação é financiada pelo Ministerio do Meio Ambiente e gerenciad pela Associação e Gestão em Estudo da Natureza de Desenvolvimento Humano e Ecológico, tendo como parceira a Fundação Araripe e Secretaria de Agricultura.
O encontro contou as seguintes presenças:
Fábio Pinheiro Cardoso – Prefeito Municipal;
Edna Cleide – Secretária de Agricultura;
Mestre Maria de Tiê – Quilombola de Souza;
Luiz Valuar - Ministério do meio Ambiente;
Valda Anoucha – Sócia fundadora da AGENDHA (Associação e Gestão em Estudo da Natureza de Desenvolvimento Humano e Ecológico);
Fabiano Silva de Lima – Coordenador AGENDHA;
Maciel José da Silva Coordenador Técnico Associação e Gestão em Estudo da Natureza de Desenvolvimento Humano e Ecológico;
Daniele - Técnica da Fundação Araripe.
Fonte: Governo Municipal de Porteiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário