No dia 16 de maio é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Celíaca, uma doença autoimune. Para entender melhor sobre a doença, com o médico alergoimunologista Dr. Cícero Inácio, do ICMED Cariri, explica como diferenciar alergia e intolerância ao glúten.
Segundo Dr. Cícero, a doença celíaca é uma condição em que o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio. Essa reação provoca danos às vilosidades do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes. Os sintomas mais comuns incluem diarreia, dor abdominal, perda de peso, fadiga e anemia.
É importante diferenciar a doença celíaca de alergia e intolerância ao glúten. “Na alergia alimentar, o sistema imunológico reage de forma anormal a uma proteína presente no alimento, causando sintomas que podem variar desde leves até graves, como anafilaxia. Já na intolerância alimentar, como na intolerância ao glúten não celíaca, não há uma reação imunológica, mas sim uma incapacidade do organismo em digerir o nutriente”, explica Dr. Cícero Inácio.
O tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações. Por isso, neste Dia Mundial de Conscientização da Doença Celíaca, é importante lembrar da importância do diagnóstico e do tratamento adequado, além da necessidade de difundir informações corretas sobre a doença.
Mais informações: Assessoria ComMonike
Nenhum comentário:
Postar um comentário