sábado, 23 de fevereiro de 2013

CÂMARA APROVA PARCELAMENTO DE DÍVIDAS SOCIAIS DO EXECUTIVO.


          
Por Luis Carlos Coutinho 
A Câmara Municipal de Porteiras teve mais uma Sessão Ordinária nesta sexta (22). Comandada pelo presidente Raimundo Cícero da Silva - PTB (Mundinho Inácio), a pauta principal abordou a Mensagem nº 003/2013, de autoria do Poder Executivo Municipal, enviada à casa legislativa em caráter de Urgência. A propositura tratava de pedido de autorização para parcelamento de dívidas sociais (débitos previdenciários remanescentes), em conformidade com a Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.

Apresentada ao plenário como forma de despacho à Comissão de Finanças e Orçamento, a mensagem ocasionou um intervalo de 10 minutos, solicitada pelo presidente da referida comissão, vereador Marcondes Gomes de Lima – PSB, que se reuniu com os outros dois membros, José Nilton Santos Cavalcante – PV, e Dernival Alves de Lima – PSB (Dé do Simão), para logo após ir à votação. Aprovada por maioria de votos, tendo esta votos contrários dos vereadores Tailson Fernandes Gomes – PT, Delmiro Cruz – PT (Biro) e Roberto Antônio de Lima – PTB (Beto Marrocos), com única abstenção por ausência (vereadora Maria do Socorro Lima – PT faltou à sessão), a proposta enviada pelo prefeito Manoel Novais foi oficializada em seguida.

INFORMATIVOS DA CASA

Nas Comunicações Oficiais do dia, os vereadores Mundinho Inácio, Dé do Simão e Nilton Cavalcante foram informados da premiação do Instituto Tiradentes, que conferiu aos mesmos o “Prêmio Ulysses Guimarães, Honra ao Mérito”, por suas colocações nas últimas eleições municipais, do primeiro ao terceiro lugares, respectivamente. Ambos foram convidados para o 65º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, evento a ser realizado nos dias 05/03 e 06/03/2013, no Auditório Beberibe Centro de Convenções de Pernambuco. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho - Olinda/ PE
O contrato entre Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal, celebrado para construção da Praça da Juventude, unidade de lazer e práticas esportivas, que deverá ter início nos próximos dias, na sede do município, também ganhou destaque na sessão, e foi objeto de elogios por parte dos vereadores Marcondes Gomes, Tailson Fernandes, Mundinho Inácio, Beto Marrocos, Dé do Simão e Marcondes Xavier. 

REQUERIMENTOS
        O parlamentar Beto Marrocos teve um requerimento aprovado, numa indicação do suplente Rubens Alves Neto (PTB), concedendo Título de Cidadania Porteirense à senhora Rejane Augusto dos Santos, funcionária do programa CrediAmigo/BNB, que já desempenhou atividades educacionais no município. Rejane é natural de Várzea Alegre, casada com o policial militar porteirense, Francisco Bernardo dos Santos (Doni) e já reside em Porteiras há cerca de  anos. A aprovação foi unânime por parte dos vereadores.
O presidente Mundinho Inácio apresentou e aprovou, por igual consenso, quatro requerimentos, tratando da construção  de uma Praça da Agricultura Familiar, no sitio Moreira; Abastecimentos D'água para Baixio do Fumo, Abreus e Mutamba; abastecimento D'água no sitio Barreiros; Construção de quatro Guaritas na CE 297 que liga ao sitios Moreira, Baixio do fumo, Muquem dos Reinaldos, e Muquem dos Horácios. 

DISCURSOS NA TRIBUNA

MARCONDES GOMES DE LIMA - PSB
Usou a tribuna para parabenizar o prefeito Manoel Novais pela vindoura construção da Praça da Juventude: “Eu vi a maquete desse projeto, li parte dele e posso afirmar que é uma grande obra, mais uma que com certeza o nosso jovem vai se orgulhar”, destacou; Ressaltou a premiação conferida aos três parlamentares, pelo Instituto Tiradentes, ao tempo que elogiou a atitude do colega Beto Marrocos em conceder o Titulo de Cidadania à Rejane Augusto, afirmando ele que a profissional tem relevantes serviços prestados ao município e que merece o destaque. Marcondes ainda fez uma longa explanação sobre a importância da aprovação da Mensagem 003/2013 do Poder Executivo, qualificando-a como necessária, diante de tantas dificuldades financeiras pelas quais passam a maioria dos municípios do país, em colocar em dia suas folhas salariais, bem como honrar compromissos previdenciários. O desempenho de Marcondes Gomes, em liderar primeiro parecer sobre uma votação urgente, foi reconhecido pelos demais parlamentares, ao fim da sessão.

ROBERTO ANTÔNIO DE LIMA – PTB (BETO MARROCOS)
O parlamentar pediu adiamento da votação relativa à proposta do Executivo, afirmando não haver tempo suficiente para colocá-la em plenário, mesmo reconhecendo seu caráter de urgência. Ao saber que seria impossível barrar a referida votação, haja vista que esta já contaria com suficientes 06 votos (maioria) para ser aprovada, Beto justificou que o seu ‘NÃO’, foi em detrimento dessa questão. O vereador também pediu explicações a quem de direito sobre a Ilha Digital, unidade instalada pelo Governo do Estado, na Gestão do ex-governador Lucio Alcântara em parceria com a Prefeitura, durante a Gestão do ex-prefeito Fábio Pinheiro Cardoso. Beto quis saber por que a unidade está abandonada, sem uso. Em outro comentário, o petebista pediu esclarecimentos sobre a paralisação do Estádio de Futebol, dizendo que os desportistas estão cobrando essa informação. Ainda no contexto esportivo, Marrocos cobrou a criação de uma Secretaria Municipal de Esporte, uma vez que Porteiras conta apenas com um Departamento, ligado à Secretaria de Educação. (Para os dois últimos questionamentos, os vereadores Marcondes Gomes e Mundinho apresentaram suas opiniões, a seguir).

MARCONDES XAVIER DE SOUZA - PSB
Fez menção ao prêmio conferido aos colegas vereadores e defendeu de forma veemente a proposta do prefeito Manoel Novais em parcelar dívidas sociais. Sem fugir do seu estilo, Xavier cobrou mais compromisso e bom senso aos seus pares, sugerindo que ambos tenham a devida atenção em ler e analisar todas as mensagens com antecedência, antes de colocar em votação. Numa velada atribuição ao que o colega Beto Marrocos havia dito, justificando que seu voto ‘Não’, foi devido à falta de tempo, Marcondes ainda voltou no tempo para lembrar episódios parecidos, onde vereadores votavam projetos para depois criticarem o que eles mesmos haviam aprovado.

TAILSON GOMES - PT
O mais jovem entre os 11 começou oferecendo suas desculpas por ter faltado à última reunião, em seguida elogiou a conquista da Praça da Juventude. Na condição de um rapaz da mesma faixa etária (24 anos), Tailson se disse orgulhoso em poder contar com uma obra como esta a ser construída. O petista aproveitou para dizer que votou ‘NÃO’ contra a Mensagem do Executivo por simples convicção, após ter lido e analisado o texto. Tailson foi enfático: “O mandato do vereador Joaquim de Paulo já se encerrou. Aqui quem está falando é seu filho, e quero dizer que eu tenho minha mentalidade e Joaquim tem a dele. Não estou votando apenas por ser oposição, mas porque tenho a minha maneira de pensar”, disse ele numa clara resposta ao que teria sugerido o colega Marcondes Xavier, ao citar fatos do passado. Gomes também parabenizou os vereadores agraciados com o título do Instituto Tiradentes, e por fim pediu ao presidente Mundinho Inácio que seu discurso fosse enfocado nos meios de comunicação, os quais a Câmara tem acesso.

BREVES FALAS

DERNIVAL ALVES DE LIMA – PSB (Dé do Simão) congratulou a jovem médica porteirense Klicia Novais, pelo seu êxito em ser aprovada para Residência Médica, nas cidades de Natal (RN), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), para onde ela optou se transferir. Dé lembrou de sua convivência com os pais de médica, o igualmente médico Wilton Barros de Quental e a fisioterapeuta Eliane Novais, dizendo que Klicia vai deixar saudade para a clientela anteriormente atendida em sua área de PSF – Programa Saúde da Família
CARLOS ROBERTO LUCIANO DE BARROS – PTB (Carlos de Doge), vice-presidente da Câmara, apenas ressaltou a importância da Praça da Juventude, parabenizou os colegas pela honraria recebida e reforçou seu empenho em dar andamento ao processo de legitimidade as decisões parlamentares.

SEBASTIÃO VICENTE NETO – PTB (Cleudo Bento) se absteve dos discursos.

RAIMUNDO CICERO DA SILVA – PTB (Mudinho) presidente, fez um resumo da pauta, mais uma vez cobrando pontualidade, compromisso e transparência aos colegas de bancada. O presidente solicitou questão de ordem, dentro do que prega o Regimento Interno da casa, para que os senhores vereadores mantenham a retidão nos assuntos pautados em cada sessão, sob os cuidados de não fugir das temáticas abordadas. Para casos dessa natureza, Mundinho alertou que todo vereador pode protocolar suas solicitações e requerimentos à Mesa Diretora, como medida prévia de organização dos trabalhos. Sobre a sugestão do colega Beto Marrocos, sobre a criação de uma Secretaria de Esportes, o presidente afirmou que essa é uma questão pertinente ao Poder Executivo.

       Encerrando a Sessão Ordinária, o presidente voltou a falar sobre a participação popular nas reuniões parlamentares, ao lembrar a formatação do Blog da Câmara e as próximas sessões, que contarão com a presença de entidades de classe da sociedade, convidadas a apresentarem suas no plenário.

FONTE: Parlamento Porteiras

7 comentários:

  1. Dessa forma Beto Marrocos, vc não está querendo o bem da situação, ou seja, vc esta declarando - se opositor. Cuidado que 4 anos passa logo logo e o povo dá o troco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse já é considerado da oposição; vale ressaltar que por ser da oposição é muito fácil criticar. Compra com seu papel de vereador, seja representante do povo e não cause situações de mal estar na Casa do Povo, até porque não foi para isso que o povo te colocou lá.Fica a dica! Beto Marrocos

      Excluir
    2. Duas contradições anônimas, rs. Engraçado quando se diz que o vereador Beto Marrocos "não está querendo o bem da situação"... Vem a pergunta, é para ele querer o bem da situação ou o bem da população? Ao meu entender ele foi eleito para fiscalizar o executivo e buscar melhorias para a cidade, enfim, para o povo e não para a SITUAÇÃO. Se ele declara apoio contrário a aprovação de um parcelamento de contas que eram para ser pagas em uma única vez e o prefeito não foi capaz, não sei eu o porque, em entrar em um novo mandato sem dever, onde que ele está sendo contra o povo? Quatro anos passa rápido, assim sendo o vereador tem que se destacar com o povo e não varrendo para baixo do tapete os erros de alguns governantes! Respondendo ao anonimo abaixo, foi para isso sim que o povo colocou o vereador Beto Marrocos e todos os demais, para fiscaliza o executivo e aprovar as melhores propostas para com o povo! Independente de situação ou oposição o vereador tem que fazer o melhor para o povo e não o melhor para o partido ou o prefeito!

      Excluir
  2. QUANTA FALTA DE SENSATEZ DEMOSTRA O VEREADOR BETO MARROCOS!!!!!!!BEM SE VER QUE NÃO PENSA DE MANEIRA ALGUMA NA POPULAÇÃO PORTEIRENSE...

    ResponderExcluir
  3. Dessa forma
    Beto
    vc não está
    comprido suas promessa
    Para jovem Cuidado
    que 4 anos passa
    logo logo e o
    povo dá o troco e em 2016 eu jà voto

    ResponderExcluir
  4. Seria muito bom ter uma divulgação maior para a população ir assitir as plenarias na camara. So assim o povo ficaria mais informado

    ResponderExcluir
  5. Independentemente de ser da situação ou oposição,a atitude do Sr.Beto Marrocos demonstrou sua falta de maturidade e bom senso para com a população porteirense!

    ResponderExcluir