sábado, 9 de março de 2013

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM ÀS MULHERES E RECEBE O SINTRAF.


Por Luis Carlos Coutinho

Homenagens, parcerias e debates. Foi assim o Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal, durante a Sessão Ordinária desta sexta (08).

Numa solenidade que contou com a presença de todos os 11 vereadores, o presidente Raimundo Cicero da Silva (Mundinho Inácio) abriu os trabalhos dedicando a sessão às mulheres. 
Confira na íntegra, a fala do presidente:

"HOJE A CÂMARA MUNICIPAL DE PORTEIRAS, LEGÍTIMA CASA DO POVO, TEM A HONRA E SATISFAÇÃO DE PRESTAR UMA JUSTA HOMENAGEM ÀS MULHERES PORTEIRENSES. MULHERES QUE REPRESENTAM A FORÇA, A CORAGEM E A DETERMINAÇÃO DE UMA SOCIEDADE. ESTA SESSÃO DO DIA 8 DE MARÇO, POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER É DEDICADA A TODAS AS MULHERES DA NOSSA COMUNIDADE".
"O PRÓPRIO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL TRAZ O NOME DA PRIMEIRA VEREADORA DE NOSSA HISTÓRIA ‘NININHA DANTAS’. DEPOIS DELA, TIVEMOS MAIS TRÊS MULHERES NESSE PARLAMENTO, ATUALMENTE MARIA DO SOCORRO LIMA REPRESENTANDO AS DEMAIS.
ALÉM DE CORRINHA, NOSSA COLEGA, DEDICAMOS ESSA HOMENAGEM A PRIMEIRA-DAMA MARIA DO SOCORRO MARTINS CARDOSO NOVAIS, QUE PASSA POR UM MOMENTO ESPECIAL EM SUA VIDA, E AQUI ROGAMOS MELHORAS PARA ELA, E TAMBÉM A EX-PRIMEIRA DAMA MARIA AUXILIADORA SAMPAIO (SISSI), PELA SUA CONTRIBUIÇÃO COM A POLÍTICA DE PORTEIRAS".
"TAMBÉM NESSE DIA, ESTAREMOS DANDO INICIO A AGENDA PARLAMENTO INSITITUCIONAL, COMO JÁ FOI INFORMADO NESSA TRIBUNA. A PRIMEIRA ENTIDADE DE CLASSE CONVIDADA É O SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR (Sintraf), QUE ATRAVÉS DE SEUS REPRESENTANTES LEGAIS ESTARÁ FORNECENDO AOS COLEGAS VEREADORES E CONVIDADOS, SUAS AÇÕES NA TRIBUNA DESTA CASA".


REQUERIMENTOS

Marcondes Gomes (PSB)
O 1º secretário da casa apresentou requerimento indicando a consessão de Diplomas aos membros do Conselho Tutelar, como forma de reafirmar o trabalho da entidade social. Segundo Marcondes, o Diploma deve ser assinado pelo Prefeito Municipal e receber pronta homologação da Câmara de Vereadores, como legítima instância de reconhecimento público.
Também de autoria do vereador, foi requerida a construção de uma Quadra de Esportes no sitio Marrocos.

Dernival Alves de Lima (Dé do Simão - PSB)
Pediu a implantação de Lombadas (tipo redurores de velocidade) no distrito do Simão, contemplando vários setores da comunidade, haja vista o preocupante número de acidentes de carro e moto no local.

Raimundo Cicero da Silva (Mundinho Inácio - PTB)
O vereador apresentou requerimento solicitando  a Construção de uma Quadra Poliesportiva no sitio Abreus.

Carlos Roberto Luciano de Barros (Carlos de Doge - PTB)
Requerimento protocolado pede a construção de uma Quadra de Esportes na comunidade rural do Sabão.

TODOS OS REQUERIMENTOS OBTIVERAM APROVAÇÃO UNÂNIME (10 votos, já que o presidente só votaria em caso de empate).

NA TRIBUNA

Todos os oradores usaram a tribuna para fazer referência ao Dia Internacional da Mulher e parabenizar a iniciativa da Câmara Municipal em abrir espaço para o Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, entidade que levou ao conhecimento de todos os parlamentares e o grandioso público presente, suas ações, seu funcionamento e a causa defendida, em prol do desenvolvimento das familias.

O presidente do sindicato, Abraão Alves, acompanhado do secretário para Assuntos Sociais, Keyson Salviano, apresentaram números, relatórios e programas articulados pelo Sintraf.

MARCONDES GOMES (PSB)
Foi à tribuna justificar um requerimento anterior, de autoria do colega Roberto Antônio de Lima (Beto Marrocos - PTB), que pedira providências na agilidade do trecho vicinal, denonimado 'Ladeira de Joao Bernardo', trecho que liga os sitios Saquinho à Prata. Na fala de Marcondes, o documento oficial que apresentou o Convênio celebrado entre Municipio e União, por meio do Ministério da Integração Nacional, dando números orçamentais em R$ 1 mihão, 21 mil e 110 reais o valor da obra que, tem prazo de 1 ano para ser concluida. 
Disponibilizando cópias para quem desejasse analisar, o vereador disse que o projeto deve perfazer 19 mil 495m² de calçamento, e clocando todas as devidas informações me números, pediu ao presidente que tornasse sem efeito o requerimento do colega Beto. 

MARCONDES XAVIER (PSB)
Enalteceu o Conselho Tutelar, fez honrosa menção ao Sintraf e ao ex-colega Pedro Romão, que ocupou local de destaque na mesa. Xavier voltou a insitir na responsabilidade do voto. Para ele, votar 'sim' ou 'não' não é apenas um gesto, é um consequência que precisa ser pensada. 
Falando sobre o Dia da Mulher, Marcondes não perdeu o estilo, ao fazer brincadeira com o público e finalizou dizendo que a mulher é um ser de grande valia na vida do homem e suas decisões.

MARIA DO SOCORRO LIMA (Corrinha - PT)
Vereadora que foi citada nas palavras inicias do presidente Mundinho, fez um discurso breve, lembrando a importante data do 8 de Março, agradeceu a presença dos representantes do Sintraf e cumprimentou às mulheres do plenário, em nome de Maria Lúcia (Peba da Plaesa).

ROBERTO ANTÔNIO DE LIMA (Beto - PTB)
Dedicou a histórica data à sua mãe, esposa e a irmã e colega de bancada, Corrinha. O vereador explicou que resolveu adiar alguns requerimentos que já havia protolocado para a sessão, entre eles a Quadra Poliesportiva para o sitio Marrocos, que acabou sendo apresentado pelo colega Marcondes Gomes. Usando a expressão 'projetos engavetados', Beto Marrocos agradeceu a Gomes pelos esclarescimentos sobre a 'Ladeira de João Bernardo' e mais uma vez foi incisivo ao dizer que seu papel na Câmara é fiscalizar, agir como um homem público que deve dar satisfação ao povo.
Marrocos lembrou que tem lido constantemente o Regimento Interno da casa e sentenciou que alguns vereadores veteranos têm levado a vida lendo o citado regimento, mas esquecendo o 'regimento do povo'. 

JOSÉ NLTON CAVALCANTE (Nilton de Itamar - PV)
Imediamente identificado por sua postura séria e equilibrada, Nilton disse em poucas palavras que é um homem guiado por sentimentos de convicção, sabendo tomar as acertadas decisões de um parlamentar. Ele foi um dos mais entusiasmados oradores ao falar da presença do Sintraf na sessão.

CARLOS ROBERTO LUCIANO DE BARROS (Carlos de Doge - PTB)
Carlos leu uma mensagem dedicada às mulheres, fez um levantamento da importância feminina nas lutas sociais. Agradecendo o apoio dos demais parlamentares, pela aprovação de seus requerimentos, Carlos finalizou ressaltando a alegria da Câmara em contar com um bom público na reunião especial.

TAILSON FERNANDES GOMES (PT)
Voltou a defender sua independência politica, para votar contra ou a favor de qualquer matéria que lhe diga interesse e interesse social. Tailson deixou sua mensagem a todas as mulheres e disse que o parlamento municipal estava mais feliz nesse dia.

SEBASTIÃO VICENTE NETO (Cleudo Bento - PTB)
Breve como sempre, embora objetivo, Cleudo apenas mostrou sua felicidade em comemorar o Dia Internacional da Mulher, sentimento compartilhado por Delmiro Pereira (Biro Cruz - PT) que dispensou a tribuna. Cleudo Bento também fez referência à presença do Sintraf na pauta principal do dia.

REGISTRO FINAL
Um dos momentos que também chamou a atenção foi um pedido do vereador Beto Marrocos, pelo uso da palavra novamente. Mesmo após o presidente declarar encerrados os trabalhos, Beto voltou a mostrar seu descontentamento em não conseguir maioria de votos para mudar as sessões, da manhã da sexta-feira para um dia à noite, e na ocasião, argumentou que essa mudança é um pedido do povo, é um clamor das ruas. No entanto, mesmo que fora do Regimento Interno, na hora em que pediu a resposta do público presente sobre a mudança do horário das reuniões legislativas, Marrocos viu que a proposta não recebe total simpatia popular, uma vez que a maior parte das pessoas presentes à sessão exclamou um sonoro 'não'.

FONTE: Parlamento Porteiras


14 comentários:

  1. A sessao ja tinha sido finalizada, e quem dar novamente o ar de sua graça?! acreditem, O VEREADOR BETO MARROCOS , se passando outra vez!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa da Câmara Municipal........

    ResponderExcluir
  3. O Vereador Beto sempre querendo aparecer, recentimente vivia como cão e gato com a irmã Vereadora Corrinha e agora a tão pouco tempo ja a defende? uma vez que o tal requerimento é para beneficiar a Vereadora, que postura é essa Vereador? já esta querendo pular de galho? o que acham seus lideres politicos? ja que para o povo o senhor não esta nem ai..... Isso é defender o povo ou os seus interresses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe-se que por traz de toda e qualquer açao humana há uma ideologia! o real interesse do vereador beto em estar apresentando requerimento para mudar o horario das sessoes da camara municipal, esta mais do que claro que é para beneficiar sua irmã corrinha, pois esta é agente de saude e nao quer se desvincular da profissao para atuar somente como vereadora.
      será que a entao vereadora Corrinha Gomes pensa quer ser vereadora é apenas ir a camara uma vez por semana participar ( ou melhor se passar) das sessoes? fazer requerimentos querendo ganhar nome, sem ao menos fazer diagnostico pra saber do que realmente determinada comunidade precisa? sinceremente, eu espero que as pessoas que confiaram seu voto a citados vereadores estejam acompanhando o trabalho dos mesmos e ja tenham percebido a burrada que fizeram!
      ficam aqui os meus votos de repudio e indignaçao!

      Excluir
  4. é lógico que o vereador Biro cruz nao iria querer se pronunciar em plenario, ele é analfabeto, nao sabe ler , escreve mal o nome, so conseguiu se candidatar ´por que falsificou o certificado escolar! nao sou contra quem é analfabeto, mas fico indignado, como é que pode 472 pessoas votarem em alguem que vai passar quatro anos de nossas vidas recebendo mais de 3 mil reais pra fazer nadaaaaaaaaa, exatamente nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual ao ex vereador cicero inacio que nem sabe ler e nem escrever e foi até presidente da casa... rsrs..E biro cruz não falsificou documento nenhum e se vc ta dizendo que ele falsifico,leva para fórum e impugna a eleição dele,sabidão.Falso moralista,vai procurar o q fazer...

      Excluir
    2. Não quero me meter na no jogo sujo dos dois aí de acusar quem quer que seja! Só para esclarecer, Cícero Inácio não é analfabeto, pois o mesmo estudou, mesmo que depois de eleito, mas assim o fez, mesmo antes de aprovar essa nova lei que proibe analfabetos, fato que apoio e defendo, pois um político tem que saber ler, pelo menos! Também defendo o vereador Biro, pois o mesmo não falsificou nada, foi atrás de quem o alfabetizou e a mesma confirmou, portanto os dois estão mentindo, um por ser da situação e o outro por não ter o que fazer para elucidar tal acusação e querer denegrir a imagem de uma pessoa pública, com 6 mandatos de vereador, onde sempre defendeu e ajudou o povo de sua comunidade, caso que pode ser facilmente comprovado!

      Excluir
    3. Não se preocupe meu querido ANONIMO ja tenho o que fazer, tomarei seus conselhos!

      Excluir
  5. Muito interessante a forma como alguns Porteirenses pensam. Para eles, ser um bom vereador é rezar na cartilha do prefeito e do ex. Talves o vereador Beto não faça um bom mandato, claro que muitos querem isso, pois notaram que ele cada dia se torna independente. mais não lembram, que se ele nãoi tivesse lutado com as proprias pernas, jamais teriam sido eleito, os dois lá não queriam ele e agoram sabem por que. Beto toma cuidado com o que faz, pois a perseguição aí é tremenda.

    ResponderExcluir
  6. Senti falta de discussões acerca das políticas públicas municipais que dizem respeito as mulheres.

    ResponderExcluir
  7. Quero é vê ate onde vai essa independencia do Veriador Beto Maroco, se ele se comporta asim ate o final quem sabe ate eu paso vota nele, seria bom ja que a oposçao são uns lezo mais duvido, logo logo ta sendo chamado atenção, vou fica de olho. quer saber? ele é como camaleão, muda de cor dependeno da situação. logo ele muda ese dircurso de fauso moralista, pode acreditar. você ta longe não sabe e di nada Flavio.

    ResponderExcluir
  8. Quando achamos que por algum motivo alguém está cometendo algo de errado contra nossa administração pública, ou melhor, contra o povo porteirense, devemos procurar os orgãos competentes para tomar as providencias cabíveis e, não ficar criticando, degredindo a imagem dos outros. se vereador Cícero Inácio chegou a tal ponto, pode ter certeza que ele tem competência para tanto, bem como o vereador Biro Cruz. tenho certeza que ambos tem competência e carater do que até mesmo aqules que tem curso superior.

    ResponderExcluir
  9. VEJAM O COMENTÁRIO DA DATA 12 DE MARÇO DE 2013 ÀS 20:34 HS, O QUAL DEIXA BEM CLARO QUEM É QUE É O ANALFABETO, ONDE UMA CERTA PESSOA ESCREVE "VERIADOR", POR QUE NÃO VEREADOR? SENDO ASSIM, ESSA PESSOA QUE FAZ ESSES COMENTÁRIOS IMPERTINENTES A RESPEITOS DOS VEREADORES ACIMA CITADOS É SUSPEITO PARA FALAR QUALQUER ASSUNTO ACERCA DE NÍVEL DE CULTURA DE QUALQUER PESSOA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta ignorância de sua parte meu caro anônimo, não percebe que foi de proposito, pois atrás deste comentário cheio de erros ortográficos, logo se ver que foi escrito por um mala que quer ver o circo pegar fogo.... mas não deixa de ter suas verdades......e você deve ser parente de um dos vereadores citados eu juro......

      Excluir