sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOTA PÚBLICA SOBRE CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA MUNICIPAL E EMATERCE.


A Administração Municipal UNIDOS CONSTRUINDO O FUTURO emitiu uma nota à imprensa e a repercutiu em mídia volante, esclarecendo o fim do convênio entre Prefeitura e Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural que estabelecia a manutenção de um escritório em Porteiras.

O texto apresenta, em caixa alta, as principais informações divulgadas pelo poder público:

” SENHORAS E SENHORES AGRICULTORES PORTEIRENSES, POPULAÇÃO EM GERAL,

DIANTE DAS ACUSAÇÕES LEVANTADAS CONTRA O PODER PÚBLICO MUNICIPAL EM RELAÇÃO A NÃO RENOVAÇÃO DO CONVÊNIO ENTRE MUNICIPIO E GOVERNO DO ESTADO PARA A MANUTENÇÃO DO ESCRITÓRIO DA EMATERCE, ÓRGÃO ESTE DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO ESTADO E QUE FOI INSTALADO EM PORTEIRAS HÁ EXATAMENTE UM ANO, ATRAVÉS DA MESMA PARCERIA ENTRE OS DOIS GOVERNOS,  É NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO FIQUE ATENTA:

- NENHUM PREJUÍZO SERÁ DIRECIONADO AO AGRICULTOR EM RELAÇÃO AOS PROGRAMAS E PROJETOS, COMO DIZ A DENÚNCIA QUE ESTÁ NAS RUAS, POIS AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS, QUE NÃO PERTENCEM A NENHUM PARTIDO POLITICO, MAS AOS ORGANISMOS FEDERAIS E ESTADUAIS SERÃO MANTIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, COMO POR EXEMPLO O PRONAF – PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIA, UM DOS GRANDES IMPULSOS NA ECONOMIA  QUE FAZ DE PORTEIRAS DESTAQUE REGIONAL HÁ MUITOS ANOS; O AGROAMIGO, PARCERIA DO BANCO DO NORDESTE E MUNICIPIO; OS PROGRAMAS DE CUSTEIO AGRÍCOLA QUE FUNCIONAM EM PARCERIA TANTO COM O BNB QUANTO COM O BANCO DO BRASIL; O GARANTIA – SAFRA QUE SEMPRE RECEBEU TOTAL ATENÇÃO E APOIO DO PODER PÚBLICO;  OS CURSOS DE CAPACITAÇÕES DOS AGRICULTORES NOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE INCLUSÃO; OS PROGRAMAS DA COMPRA DA PRODUÇÃO E COMPRA DE ALIMENTOS, COMO AS PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS, UMA ÁREA EM QUE PORTEIRAS É REFERÊNCIA EM ORGANIZAÇÃO – E TANTAS OUTRAS QUE NÃO JULGAMOS NECESSÁRIO CITÁ-LAS.

- A RELAÇÃO ENTRE MUNICIPIO E EMATERCE SEMPRE FOI, É E SERÁ DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL, POIS O GOVERNO MUNICIPAL ENTENDE QUE ESSA LEGÍTIMA ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS AGRICULTORES, EMBORA DE RESPONSABLIDADE EXCLUSIVA DO GOVERNO DO ESTADO, MERECE SER TRATADA COM SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA E ASSIM FOI FEITO, MESMO QUANDO A EMATERCE AINDA NÃO EXISTIA EM PORTEIRAS.

- E POR FALAR NISSO, TODOS DEVEM LEMBRAR QUE A EMPRESA DE EXTENSÃO RURAL  ABRIU UM ESCRITÓRIO EM PORTEIRAS HÁ APENAS UM ANO E, MESMO ANTES DISSO, TODOS OS PROGRAMAS VOLTADOS AO HOMEM DO CAMPO FUNCIONARAM NORMALMENTE E VÃO CONTINUAR FUNCIONANDO, SEJA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, DOS DOIS SINDICATOS EXISTENTES – DA PARCERIA COM O BNB, BANCO DO BRASIL  E COM A PRÓPRIA EMATERCE, QUE É UM ÓRGÃO PARCEIRO DO POVO DE PORTEIRAS E NÃO DE UM PARTIDO POLITICO.

- PORTANTO, SENHORAS E SENHORAS,  A OBRIGAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL É INFORMAR E ESCLARESCER E NÃO ANTECIPAR UMA CAMPANHA  POLÍTICA COM INTERESSES PARTICULARES”

3 comentários:

  1. Boa noite amigos! Ao ver meu nome citado em outros comentários quero deixar claro que em nenhum momento a opinião do vereador Mudinho Inácio nem da Câmara Municipal (no que diz respeito aos vereadores da base de apoio) pretendem criar qualquer tipo de discórdia com o prefeito Manoel Novais, de quem somos partidários e amigos pessoais. O caso da Ematerce é uma questão de identificaçao com a agricultura, porque tenho uma imagem ligada a esta e portanto o prefeito tem todo o direito de adotar suas medidas administrativas e nós as nossas, todas elas de maneira respeitosa e transparente, sem fazer disso motivo de campanha politica fora de hora, como alguns quiseram fazer. O comentário imediato sobre uma reunião com o pessoal da Ematerce, dias depois da não renovação do convênio, foi um pedido meu ao amigo e colaborador Luis Carlos, nao foi com a menor intenção de criar essas especulações baixas que fizeram com o meu nome. Finalmente digo que, além de amigo, partidário e defensor do prefeito Manoel (com as devidas responsabilidades que o cargo que ocupe exige) sou representante do povo.

    Abraços,
    Raimundo Cicero da Silva - Vereador.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigos! Ao ver meu nome citado em outros comentários quero deixar claro que em nenhum momento a opinião do vereador Mudinho Inácio nem da Câmara Municipal (no que diz respeito aos vereadores da base de apoio) pretendem criar qualquer tipo de discórdia com o prefeito Manoel Novais, de quem somos partidários e amigos pessoais. O caso da Ematerce é uma questão de identificaçao com a agricultura, porque tenho uma imagem ligada a esta e portanto o prefeito tem todo o direito de adotar suas medidas administrativas e nós as nossas, todas elas de maneira respeitosa e transparente, sem fazer disso motivo de campanha politica fora de hora, como alguns quiseram fazer. O comentário imediato sobre uma reunião com o pessoal da Ematerce, dias depois da não renovação do convênio, foi um pedido meu ao amigo e colaborador Luis Carlos, nao foi com a menor intenção de criar essas especulações baixas que fizeram com o meu nome. Finalmente digo que, além de amigo, partidário e defensor do prefeito Manoel (com as devidas responsabilidades que o cargo que ocupe exige) sou representante do povo.

    Abraços,
    Raimundo Cicero da Silva - Vereador.

    ResponderExcluir
  3. Agricultores do Município de Porteiras, a quem tenho estimado Respeito e consideração, sobretudo por fazer parte deste contexto (complemento minha renda familiar da agricultura). Devo informar a todos, que não estamos de braços cruzados diante do fechamento da Ematerce em nosso Município, não preciso é tirar proveito dessa situação. Entendo que a Administração em nenhum momento quis ou quer prejudicar o agricultor, basta ver e observar as inúmeras ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura em nosso Município, e nesse momento esta garantindo prestar e intensificar todo apoio necessário ao homem do campo, . Até que tudo se resolva esta assegurado todos os serviços direcionado aos agricultores por meio desta Secretaria, lamento os fatos, aguardando comemorar em breve os resultados .......

    Cordialmente,
    Marcondes Gomes

    ResponderExcluir