sábado, 1 de junho de 2013

A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: A FESTA QUE ENCANTA O NOSSO POVO, NOSSA GENTE


Sem dúvidas, essa sempre foi e será a maior festa do nosso município. É a mais bela expressão religiosa e cultural de Porteiras, pois é nela que expressamos toda a fé e estímulo que sentimos por Nossa Senhora da Conceição.
            Todo ano, no mês de maio, acontecem os novenários que são organizados pelos representantes das instituições públicas, empresas, comércios, escolas, sindicatos, líderes comunitários, etc., que em procissões, cânticos, vivas e fogos, conduzem a imagem pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde é rezada por todos a novena diária.
           
No dia 31 do mês de maio ela é coroada pelas nossas crianças e adolescentes, que ano a ano fortalecem e perpetuam essa tradição que há 78 anos está inserida em nossas mentes e em nossos corações. Essa festa atrai anualmente multidões para frente da Igreja Matriz, que fraternalmente se reúnem a fim de prestigiar 20 crianças e adolescentes que cantam e encantam com os mais belos hinos de louvor e, no final coroam nossa querida Padroeira, a Virgem da Conceição.
            A primeira Coroação ocorreu no dia 31 de maio de 1934, na pequena capela, já que a Igreja Matriz só fora construída em 1958. Esse trabalho de organização da Coroação foi desenvolvido muitos anos pela professora Maria do Carmo Simplício de saudosa memória e a partir de 1964, passou a ser idealizado pela senhora Maria Marlene Pereira Dantas, até os dias atuais.
            A Coroação tornou-se a identidade cultural e religiosa de uma cidade que ao sopé do Araripe, emana alegria, amor, belezas e, principalmente a mais rica história, que se perpetua por meio de nossas memórias e nossas tradições.

            

Autora: Luciely Leite Pinto

Um comentário:

  1. Por gentileza me enviem os áudios dos cânticos da coroação de nossa senhora. Grato! fabiomelo75@gmail.com

    ResponderExcluir