terça-feira, 20 de outubro de 2015

DIOCESE DE CRATO LANÇA REVISTA COMEMORATIVA AOS 100 ANOS DA INSTITUIÇÃO

Por Patrícia Mirelly

A Diocese de Crato lançou, na manhã desta terça-feira, dia 20 de outubro, para a imprensa e sociedade em geral, uma revista comemorativa ao centenário celebrado em todas as igrejas e comunidades da região durante os anos de 2013 e 2014. O evento aconteceu no Auditório Papa Francisco, na Cúria Diocesana, localizada na cidade do Crato.

Com 83 páginas com temáticas diferenciadas, a revista, que já havia sido apresentada ao clero e agentes de pastorais, traz carta do Papa Francisco, artigo sobre o padre Cicero, escrito pela doutora em psicologia das religiões, Annette Dumoulin, além de reportagens sobre acontecimentos que marcaram o primeiro centenário da instituição católica, como a construção de 100 capelas alusivas, da qual faz parte a capela de Nossa Senhora Aparecida, do Sítio Malhada Redonda, de Porteiras.

No lançamento, que contou com a participação de padres, diáconos, religiosas e leigos, o bispo Dom Fernando Panico considerou que a revista ajudará a perpetuar na memória do povo os marcos históricos do centenário. Segundo o pastor diocesano, os capítulos a serem escritos são novos, mas a missão continua a mesma. “Escrevemos o primeiro capítulo, o primeiro centenário, agora estamos escrevendo o segundo capítulo. Que o Espírito Santo aja através de todos nós para que a história e a caminhada desta Diocese, povo de Deus, seja sempre uma história abençoada e uma história bonita”, afirmou.

Primeira dentre os convidados a falar sobre a revista, Irmã Anette Dumoulin, considera a irmã dos romeiros, quebrou o protocolo ao pedir ao público que a acompanhasse num “bendito da Mãe das Dores”. Em seguida, ao proferir seu discurso, a religiosa fez uma retrospectiva da trajetória do padre Cicero, afirmando que “não há como falar em Diocese sem se referir ao padre Cicero, porque seria um erro histórico”. “O padre Cicero é o alicerce da Diocese. Qualquer que seja a opinião em relação a este sacerdote, não se pode negar o papel importante desse 'pai dos pobres' na história de nossa igreja particular”, considerou.


MARCO HISTÓRICO
Criada em 20 de outubro de 1914, pelo Papa Bento XV, através da bula papal Catholicae Ecclesiae, sendo desmembrada do território da Diocese do Ceará (hoje Arquidiocese de Fortaleza), a Diocese tem sua sede na Catedral de Nossa Senhora da Penha no município do Crato.

Com uma abrangência territorial que compreende os municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jadim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, Potengi, Penaforte, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre, a Diocese hoje conta com 55 paróquias que estão organizadas em cinco Regiões Forâneas (I, II, III, IV e V) compreendendo uma superfície total de 17.648,4 km.


Fotos: Reprodução Assessoria da Diocese


Nenhum comentário:

Postar um comentário