sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PROJETO MUNICIPAL É LANÇADO PARA ALERTAR POPULAÇÃO SOBRE SUICÍDIO

Em Porteiras, dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 616 pessoas, por Unidade Básica, da sede e da zona rural, fazem uso de medicação tarja preta para depressão. E a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) têm influência direta nos casos de suicídio.

Para alertar população sobre o assunto, um projeto municipal, idealizado pela psicóloga Cybelli Gomes Maia, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nossa Senhora do Perpetuo Socorro do Distrito Simão – foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro. O evento contou com a presença das secretárias municipais, Jarcia Alves (Assistência Social) e Ledian Miranda (Educação). A expectativa é que ações sejam desenvolvidas e posicionem a área assistencial como um importante meio de prevenção.  

De acordo com a psicóloga, o projeto foi pensado a partir da realidade alarmante dos números de suicídios e de depressão que atingem, sobretudo, o Distrito Simão. Maia acrescenta, ainda, que a intenção é ir além e incentivar a população de todo o município, bem como os órgãos públicos, a prevenir e promover comportamentos saudáveis e  vínculos comunitários na construção de uma qualidade de vida biopsicossocial. O projeto também prevê uma análise, a partir das representações sociais, o histórico de suicídio no local, através de um questionário que será aplicado posterior às ações intersetoriais entre as Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

Serviço

Projeto Municipal de prevenção ao suicídio

PÚBLICO ALVO: Usuários e Trabalhadores das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO: Todos os profissionais (Assistentes Sociais e Psicólogos) da Assistência Social.

 Patrícia Mirelly – Repórter Especial


Nenhum comentário:

Postar um comentário