quinta-feira, 12 de agosto de 2021

CRIADA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE PORTEIRAS.


O Governo Municipal de Porteiras, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a PLAESA LTDA, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, dia 11 de agosto de 2021, com catadores do município visando formalizar a Associação Municipal de Catadores de Materiais Recicláveis de Porteiras/ACMARES. Uma das atribuições da entidade é fortalecer a coleta seletiva, ação implantada no município em 2017, de onde os associados obtêm parte de suas rendas mensais com a atividade da reciclagem.

A criação da Associação de Catadores também terá impacto positivo com o advento do Aterro Sanitário Municipal, que já esta em fase de construção, e que contribuirá com a coleta seletiva. A formalização da  ACMARES, além de organizar o trabalho dos catadores, possibilitará a estes o acesso futuro das políticas publicas disponíveis, incluindo ainda benefícios como bolsa catador - oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, adesão ao Programa RECUPERA do Governo Federal, que repassa bônus a mais para associação de R$ 65,00 reais por cada tonelada de material reciclável recolhida perante a apresentação da nota fiscal , além de capacitações, recebimentos de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros incentivos que serão oferecidos pelo município. 

Na reunião, foi eleita presidente da ACMARES a catadora Maria Luciene Pereira de Almeida Lacerda, que desde 2017 vem atuando como líder e participando de encontros municipais e regionais, representando a categoria.

Fonte: Governo Municipal de Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário