As equipes já podem ser vistas dia e noite em quatro trechos da obra: de
Brejo Santo a Jati (CE); de Mauriti (CE) a São José das Piranhas (PB); na
construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I, o maior da América latina,
localizado também em Mauriti; e também nos municípios pernambucanos de
Salgueiro e Cabrobó - onde a implantação das estações de bombeamento já
funciona em regime integral desde agosto de 2012.
O ministro Francisco Teixeira explica que a operação dia e noite
representa um ganho de produtividade e qualidade. "A construção dos
vertedouros de barragem, por exemplo, exige um volume substancial de concreto e
é mais interessante fazer a concretagem na parte da noite do que de dia. Isso
porque você tem um controle tecnológico maior, evitando fissuras no concreto
devido à exposição ao sol na hora da concretagem, na hora da cura e da pega do
concreto", diz.
A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do empreendimento em dezembro de 2014 e conclui-lo em dezembro de 2015", relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.
A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do empreendimento em dezembro de 2014 e conclui-lo em dezembro de 2015", relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.
Os trabalhos da Meta 3N (Lotes 6 e 7), localizados entre os municípios
de Mauriti (Ceará) e São José das Piranhas (Paraíba), passaram a ser executados
também no período noturno. A etapa 3N faz parte do Eixo Norte e possui 1.254
trabalhadores atuando na construção de canais, aquedutos e barragens. Ainda na
Meta 3N, o Ministério da Integração Nacional acompanha a construção de dois
túneis exclusivos para água (Lote 14).
As obras do Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, seguem em ritmo
acelerado e apontam 87,6% de execução. Já foram escavados 14,2 quilômetros da
estrutura. O Cuncas I é o maior túnel para transporte de água da América Latina.
Para conclusão da obra, 392 operários e 160 equipamentos estão mobilizados. O
túnel Cuncas II, que possui quatro quilômetros, foi concluído em fevereiro
deste ano.
Outros trechos também operam em período integral. Na Meta 2N, no Ceará,
o trecho entre Brejo Santo e Jati (lote 5) também possui equipes trabalhando 24
horas por dia. Todo o esforço naquela região resultará na construção de seis
barragens - Jati, Porcos, Cana Brava, Cipó, Boi I e II - e na ampliação do
Açude Atalho. Em toda Meta 2N há 1.436 trabalhadores e 413 equipamentos.
Fonte: Welingtonlandim.com.br
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