O 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, foi marcado pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses, ocasião em que o governador Camilo Santana entregou cada selo aos representantes da UBS e parabenizou os esforços dos agentes comunitários. De Porteiras, o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, ao lado da secretária municipal de Saúde Maria Joana da Silva, da coordenadora da Atenção Básica Eliane Gomes Coutinho, facilitadora, tutor e demais profissionais, receberam das mãos de Camilo o Selo referente à Unidade Básica de Saúde Prefeito Geraldo Filgueira Sampaio, que obteve avaliação de conformidade de 95%, pela equipe técnica do Governo do Estado.
Camilo Santana ao Lado de Fábio e a Sec. Joana Inácio |
Camilo destacou a relevância de unir forças no Estado para defender o SUS, diante do momento de crise enfrentado pelo País, e com o mesmo empenho estimular os profissionais da saúde a cada vez mais aprimorar o trabalho ofertado para a população cearense.
O SELO
Lançado pela Sesa no início de 2016, o Selo Bronze faz parte do QualificaAPSUS Ceará. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018 aquelas unidades de saúde que alcançaram os itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Em 2018, foi lançado o 1º Chamamento Público para Avaliação do Selo Bronze de Qualidade, no qual se inscreveram 207 Equipes de Saúde da Família, vinculadas a 170 Unidades Básicas de Saúde, em 99 municípios cearenses.
Secretária Joana, Posa Para Foto Com Articuladoras Do Projeto: A Facilitadora Eliane Gomes (À Esq.), Cícera Joana (Sílvia, À Dir.) E Sandra Maria Araújo Santana Tavares, Representante Da ESF Prefeito Geraldo Filgueira Sampaio (Centro, À Dir.)
Segundo a Sesa, a certificação das Unidades Básicas de Saúde atesta o processo de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios, possibilitando seu reconhecimento social perante o Estado, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade da Atenção Primária, que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.
Com informações do Governo do Estado do Ceará\ Click Ceará
Fotos: reprodução redes sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário