quinta-feira, 3 de junho de 2021

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA: PORTEIRAS É O 2º COLOCADO ENTRE OS 184 MUNICÍPIOS DO CEARÁ EM SAÚDE PREVENTIVA

Se o princípio da saúde é a prevenção, Porteiras está entre os municípios de melhor avaliação neste quesito, o 2º entre os 184 do Ceará. É o que mostra mais recente relatório do programa Previne Brasil, lançado em 2019, e que reestrutura o sistema de financiamento da atenção primária do SUS.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP). 

Toda a produção realizada em Porteiras é coletada pelo Ministério através do sistema E-SUS que, após avaliar os indicadores, divulga o ranking dos municípios de melhor desempenho, e neste 1º quadrimestre 2021, o relatório apresenta o município atrás apenas de Pires Ferreira, e à frente das demais 182 cidades, como mostra o gráfico a seguir. 

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

https://aps.saude.gov.br/gestor/financiamento

Fonte: Governo Municipal de Porteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário