quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CID GOMES E MINISTRO DA INTEGRAÇÃO VISITAM OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO


Mapa da Transposição
O governador Cid Gomes vai acompanhar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em visita, nesta quinta-feira (31), às obras de Transposição do Rio São Francisco localizadas na Região do Cariri. A visita acontecerá no período da tarde e será possível ver o estágio das obras situadas no Ceará.

 O Projeto São Francisco é uma obra do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) que vai levar água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Composta por canais, túneis e aquedutos, o empreendimento está orçado em R$ 8,2 bilhões, com previsão de conclusão em 2015.

No Ceará, a Transposição do São Francisco compreende o lote 5 e inclui os municípios de Mauriti, Jati e Brejo Santo, e constitui também a primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O trecho vai permitir a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do reservatório Atalho.

Na primeira das seis barragens, parte da água será derivada ao oeste do Ceará, através do Cinturão das Águas, suprindo a necessidade de água de toda a região metropolitana do Cariri. Serão 150 km de extensão nessa primeira etapa e terá o canal mais largo de toda a estrutura. Nessa fase, a Transposição levará água de Jati até Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri, e receberá investimentos em torno de R$ 1,3 bilhão.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário