quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CEARÁ AMPLIA ESPAÇOS COM EUNÍCIO LÍDER NO SENADO


O senador Eunício Oliveira deu uma demonstração de forças ao se articular e conseguir a liderança do PMDB no Senado no biênio 2013/2014. Com a indicação, o Ceará conquistou importante espaços políticos no Congresso Nacional. Líder da maior bancada no Senado, Eunício terá mais forças para defender interesses do Ceará em Brasília.

A escolha de Eunício Oliveira, a ser oficializada, nesta quinta-feira (31), foi antecidida de manobras que poderiam levar o senador Romero Jucá ao cargo de líder do PMDB. Jucá se lançou candidato à liderança mesmo com o acordo prévio no PMDB para Eunício ser o nome de consenso.

Dentro do entendimento interno, três posições no Senado estavam definidas: Renan Calheiros (presidente da Mesa Diretora), Romero (segundo vice-presidente), e Eunício Oliveira (líder da bancada). Jucá tentou quebrar o acordo e fez Eunício antecipar o retorno a Brasília na última sexta-feira (25) para derrubar as manobras. Conseguiu.

As articulações do cearense para o acordo não ser quebrado envolveram, ainda, o vice-presidente da República, Michel Temer, que queria evitar o racha na bancada. O presidente do Senado, José Sarney, ao lado de Renan Calheiros, fez ponderações para o PMDB sair unido na eleição para novos dirigentes da Mesa Diretora e Liderança do Senado.

Eunício ameaçou ir para a disputa no voto se houve quebra de acordo. Depois de 72 horas de muitas articulações, as lideranças do PMDB anunciaram, nesta quarta-feira (30),  a escolha de Eunício para o cargo de líder, cabendo a Romero Jucá a segunda vice-presidência do Senado. Romero ficará, também, com a vice-liderança do PMDB.

FONTE: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário