sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FÓSSIL RARO DE UM CAMARÃO É ENCONTRADO EM JAMACARU


Um exemplar raro (e único) no mundo de um fóssil de camarão, com mais de 100 milhões de anos, foi encontrado na Bacia Sedimentar do Araripe. O achado foi apresentado ao público hoje durante uma coletiva, na sede do Geopark Araripe, em Crato. A descoberta aconteceu em maio do ano passado, durante a maior escavação controlada do Nordeste, iniciada em agosto de 2011, na região. A concreção foi vista em Jamacaru, distrito de Missão Velha. O material foi identificado entre 1.236 peças retiradas dessa escavação. Somente agora vem à publico, porque estava em análise para descrição científica.

Foram mais de 20 pesquisadores envolvidos no trabalho, iniciado em agosto de 2011, na cidade de Araripe. A pretensão inicial era também encontrar fósseis do período Jurássico.

 O fóssil de camarão, do período Cretáceo, de mais de 100 milhões de anos, é semelhante ao crustáceo do gênero que se conhece atualmente. Antes, segundo o pesquisador Álamo Feitosa, foram encontrados outros exemplares, mas na barriga de peixes fossilizados, comuns de serem vistos na área da Bacia Sedimentar do Araripe.

 Relevância
Para os pesquisadores, esse trabalho só evidencia a diversidade fossilífera numa das principais áreas do País e do mundo, não apenas no achado dos pterossauros. Para o cientista Alex Kellner, a escavação controlada demonstra a grande vantagem desse trabalho, que envolveu uma equipe multidisciplinar. O camarão, inclusive, fará parte de uma publicação científica internacional.

No distrito de Jamacaru, foram realizadas pesquisas durante 11 dias, para ser encontrado o novo gênero e espécie do camarão, da família carídea. "As descobertas na área da Paleontologia evidenciam a região do Cariri para o mundo científico, e isso faz com que se tenha uma atenção especial para o Brasil. Diferencia a região de todas, no planeta, nesse campo do saber", ressalta o coordenador da pesquisa.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Laboratório de Paleontologia
Rua Teófilo Siqueira, 754
Centro
FONTE; BLOG CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário